Cultura

 ‘Pguá mais Cores’ vai pintar o painel mais alto da cidade

Ação cultural acontece no domingo no Aquário Marinho

 

O Projeto ‘Pguá mais Cores’ segue mudando o visual da cidade através da criatividade de voluntários que dedicam seu tempo para revitalizar paredes e muros em estado de abandono. Em apenas três meses mais de 10 pinturas foram realizadas em locais distintos de Paranaguá.

No fim de semana, dias 14 e 15, o projeto estará fazendo a pintura das paredes do Aquário. O evento conta também com programação musical para a tarde de domingo. “Teremos um mix da Arte Caiçara contemporânea que tem circulado na nossa cidade. A Conexão Arte Caiçara vem para unir, criar e conectar artistas locais e o público. Teremos o painel mais alto da cidade grafitado até agora feito no Aquário pelo artista Guille”, explica João Ricardo, responsável pela Casa Cultural Prelúdio, um dos idealizadores do projeto. 

Guilherme Freire (Guille) reside em Matinhos e já realizou vários trabalhos de grafite em todo o litoral e coube a ele o desafio de dar uma nova vida à parede do Aquário. A pintura será a maior até agora realizada na cidade nesta modalidade. O artista vai iniciar no sábado e finaliza no domingo.  

3(128)

 Guilherme Freire (Guille) é um dos mestres na arte da pintura em grafite no litoral

De acordo com Carolina Meira, proprietária de uma lanchonete que funciona no Aquário, a ideia é positiva. “Eu acho muito legal a pintura do mural na parede do Aquário. O projeto Pguá mais Cores é muito relevante para a cidade e a população claramente vem abraçando a causa, conforme ele vem se desenvolvendo. Como o grafite será feito na parede do Aquário, vai ser abordado o tema marinho”, destacou. 

2%20 %20algumas%20pinturas%20internas%20j%C3%A1%20foram%20realizadas

 Algumas pinturas internas já foram realizadas

REVITALIZAÇÃO 

O Projeto  é também idealizado por Giovanni Negromonte, advogado e articulador cultural, e envolve um coletivo de aproximadamente 10 artistas da cidade de Paranaguá e região. De acordo com Negromonte, o projeto surgiu da necessidade de dar mais vida para a cidade através da revitalização de locais que estão abandonados pelo tempo.

“Estamos buscando cada vez mais a participação de outros artistas de fora da cidade, para que eles também possam contribuir com o projeto”, explica.
Para escolha do local revitalizado, eles realizam uma pesquisa nas ruas para encontrar o melhor local para aplicação da arte. Em seguida, buscam a autorização do proprietário. Em outros casos, a escolha do local é por meio de indicação ou convite de pessoas conhecidas. 

Para João Ricardo, os apoiadores do projeto são fundamentais para o funcionamento da atividade.

“São eles os responsáveis por prover o material para a realização das artes, seja através de doação ou de patrocínio. Atualmente contamos com o apoio da Cirlene Tintas, que vem prestando todo o suporte no material para realização das artes”, destaca. 

LOCAIS 

Em relação aos locais, até o momento, foram realizadas aproximadamente 10 artes, de forma concentrada em três locais, na Rua Quinze de Novembro, próximo ao Teatro Municipal Rachel Costa, na Rua Maneco Viana e na Praça da Paz. 

ARTE DO GRAFITE 

Os idealizadores ressaltam que a arte dos grafites pode e deve ser vista como um elemento transformador da cidade, posto que a realização de murais a céu aberto possui a função de tornar a arte acessível a toda população.

“Valorizar elementos da cultura parnanguara decorre da necessidade de darmos mais atenção ao que é fruto da nossa região, gerando o sentimento de pertencimento e a necessidade de nos apropriarmos de nosso meio, ocupando o espaço público”, explica Negromonte. 

O coletivo ressalta ainda que em longo prazo o projeto busca colocar Paranaguá na rota do grafite nacional e internacional, semelhante ao que ocorre em diversos locais do mundo.

Aqueles que possuem muros à disposição para realização de arte podem entrar em contato através do instagram @pguamaiscores, ou do e-mail [email protected], ou ainda via celular nos (41) 99611-5557 (João) ou (41) 99660-0660 (Giovanni).
 

Você também poderá gostar

 ‘Pguá mais Cores’ vai pintar o painel mais alto da cidade

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.