Após dois meses de aulas, a oficina de Educação Patrimonial vem colhendo os resultados positivos, através de atividades práticas e teóricas. A oficina faz parte do plano de ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e tem como objetivo mostrar aos participantes um pouco sobre os prédios históricos de Paranaguá.
A oficina obteve uma significativa adesão de alunos, até com fila de espera nas duas turmas. Atualmente são 15 alunos por turma com aulas que acontecem sempre às sextas-feiras, das 16h às 18h, e a outra turma das 19h às 20h30.
De acordo com a professora Marcela Bettega, os grupos fazem visitas com saídas de campo estudando a questão do patrimônio.
“Fazemos caminhadas pelo Centro Histórico e o mais interessante é que todos conhecem um pouco sobre o patrimônio. A aula acaba sendo uma troca de saberes e todos começam a pensar sobre a questão patrimonial. Uma das participantes disse que começou a reparar em casas que ela nunca tinha visto na rua. Passou a perceber prédios com estilos arquitetônicos e seus detalhes”, contou.
De acordo com a professora que aplica a oficina, este é um dos objetivos que foram alcançados, fazer as pessoas prestarem mais atenção na cidade. Além das visitas, os alunos leem textos e assistem a filmes sobre patrimônio histórico.
“São encontros muito produtivos e todos estão ficando satisfeitos. Além disso, também estou fazendo pequenas capacitações com os estagiários que atuam nos espaços de cultura. Toda semana temos esses encontros que estão sendo produtivos, pois a ideia é saber um pouco da história de quem morou na casa, quais foram os usos daqueles espaços e algumas curiosidades arquitetônicas”, explica.