Desde sua estreia em março desde ano, o musical “Itan e Tal” já foi assistido por milhares de crianças, jovens e adultos. Até junho de 2023, cerca de 35 mil crianças das redes Estadual e Municipal de Ensino do Paraná, poderão conhecer Nati, personagem de nove anos que vive uma grande aventura em busca de suas origens. Trata-se do Projeto Crianças no Teatro, realizado pelo Grupo Baquetá, fruto de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e PalcoParaná, com patrocínio da Audi do Brasil.
A apresentação acontece no sábado, 13 de maio, às 16h, no Teatro Municipal Rachel Costa, localizado na Rua Quinze de Novembro, 87, no Centro Histórico de Paranaguá. A entrada para o espetáculo é gratuita e está sujeita à lotação, as senhas serão distribuídas 1h antes (às 15h).
Sobre o espetáculo
Com teatro, música e dança, o musical “Itan e Tal” conta a história de Nati, uma menina preta, que canta e adora brincar. Ao inventar um jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é “itaN”. Em seu mundo de fantasia, ela inicia uma profunda jornada em busca do significado desta palavra, encontrando a sua história afro-indígena, por meio de uma viagem ao passado e ao futuro.
O espetáculo é autoral e dialoga com a vivência dos artistas e suas relações identitárias. “Todos nós, do Baquetá, fomos crianças afro-indígenas, sem informações de nossos antepassados, das nossas histórias”, conta Kamylla dos Santos, fundadora do Grupo Baquetá. Além da dramaturgia, a sonoplastia também é autoral, os atores são cantores, dançarinos e compositores de todas as músicas do espetáculo. A musicalidade africana, afro-brasileira e indígena é que embala toda a história.
Equipe
O projeto “Itan e Tal” reúne uma equipe formada por artistas e técnicos com origens negras e indígenas: o ator, diretor e pesquisador Marcel Malê assina a direção cênica, Nelson Sebastião está a frente da direção musical, Kunta Leonardo da Cruz assina a direção de movimento e coreografias. A Cenografia é assinada pela artista visual Ayala Prazeres, os figurinos foram elaborados por Carla Torres da Africanize Ecodesign, Preto Martins é o DJ e sonoplasta do espetáculo e Nathan Gabriel é o responsável pelo desenho de luz. O elenco é formado pelos artistas André Daniel, Maycon Souza e Kamylla dos Santos, que também assina a direção de produção. A mediação com o público fica por conta de Breno Oberdan, de Paranaguá.
Com informações do Grupo Baquetá