Connect with us

Cultura

Músicas que falam de Paranaguá ganham destaque nas redes sociais

Canções antigas foram resgatadas enaltecendo a cidade nos 372 anos

Publicado

em

Inúmeras manifestações de amor à cidade foram publicadas nas redes sociais no dia 29 de julho, data em que Paranaguá comemorou 372 anos. Canções antigas das décadas de 1960 até os anos 80 foram resgatadas mostrando a riqueza da história musical da cidade. 

Neste ano, ocorrem mais manifestações através da Internet por causa da pandemia. O cantor Igor Brenaz, por exemplo, participou nos últimos dias de várias atividades voltadas a homenagear Paranaguá.

Além disso, Brenaz estava com a atenção voltada também para o pai, internado com Convid-19, mas que teve alta no dia 29 de julho. “Temos que agradecer a Deus pela nossa vida e saúde de nossa família. Meu pai pegou Covid e, graças a Deus, se recuperou. Não podemos baixar a guarda. Logo passaremos por tudo isso. O trabalho não pode parar. Em setembro, lanço minha nova música que fala um pouco desse momento da saudade que estamos das pessoas que amamos. Mas que logo iremos nos reencontrar e comemorar a vida”, ressalta o cantor.

Igor Brenaz participou de varias atividades e comemorou a alta do pai, no dia 29

O músico Matheus Castilho, tem 22 anos, e conhece a maioria das músicas que falam de Paranaguá. Ele postou canções para exaltar a cultura local, enaltecendo compositores que ficaram marcados na história, como Anita Ribeiro Fontes, professora Maria Helena Nizio, Malvina Barletta, entre outros. “Faço parte da Sociedade Amigos da Música e do Coral Asa Branca. Também sou professor de música e em minha trajetória sempre aprendi a valorizar os talentos da nossa terra. Minha postagem mostra o amor à cidade e também visa  a enaltecer os compositores das gerações passadas que marcaram a história musical de Paranaguá. São pessoas que contribuíram valorosamente com a história de nossa cidade”, conta Castilho.

Matheus Castilho mostrou uma sequência de músicas que falam de Paranaguá

O músico Aroldo Amer também fez o público recordar o passado através da música. Ele gravou e postou a canção “Paranaguá terra de sol e mar”, de Mario Karuta, que tocou muito nas rádios entre os anos 80 e 90. “Estamos passando por um momento difícil e precisamos de muita união. E essa canção veio em minha lembrança quando estava elaborando um projeto junto ao governo estadual e pensei em compositores paranaenses. Ela nos faz resgatar emoções e sentimentos bons, nos aproximando uns dos outros e da cidade que tanto amamos”, conta o músico.

Aroldo Amer resgatou uma música que fez lembrar o passado