A Casa da Cultura Monsenhor Celso abriu na terça-feira, 23, a mostra coletiva com o acervo municipal de obras de artistas plásticos. O objetivo é levar ao alcance da comunidade as produções de artistas de diferentes gerações que deixaram escrita sua vida nas artes através dos pincéis.
O acervo conta com obras de André Serafim, Antonio Temporão, Gilberto Yamamoto, Luiz Marcelo Bertolli de Mattos, José Roberto da Silva, Antonio Carlos Berlim, Marlene Schimidt, Helenice Andrade, Dayse Lorenzo, Luigi Pesa, Rafael Silva e outros. Escolas e entidades associativas podem agendar visitas monitoradas diretamente com a Casa da Cultura, para receber explicações sobre os artistas e suas telas.
Dentre as obras expostas, existem raridades. Uma delas é tela pintada em 1948 pelo artista Rafael Silva na técnica de óleo sobre tela. Rafael, falecido em 1980, é um dos maiores nomes da pintura local, por ter retratado Paranaguá com rara maestria.
Quem for à Casa da Cultura poderá também conhecer um pouco da arte de Gilberto Yamamoto, o qual foi premiado na mostra de artes visuais em Paranaguá em 2015. Outro nome de destaque na coletiva é André Serafim, parnanguara com extenso currículo no cenário das artes visuais, inúmeras vezes premiado tanto em sua terra natal como em coletivas na capital paranaense.
uma das obras mais antigas data de 1948, pintada por Rafael Silva
O superintende de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Tino Zella, enfatiza que as obras são de épocas diferentes e de artistas de gerações distintas, sendo este o diferencial da galeria.
“Todas as obras expostas juntas se tornam uma viagem pela história das artes visuais de Paranaguá. Através de uma simples visita é possível conhecer um pouco sobre os trabalhos de artistas que foram premiados deixando suas marcas nas artes de nossa cidade”, contou.