Na segunda-feira, 10, o Sesc Paranaguá faz abertura do programa Regionalidades. Ao longo do mês, várias atividades serão realizadas, fortalecendo as tradições culturais do litoral em vários segmentos da arte.
A primeira atividade é a exposição “Memorial do Folclore Caiçara", que será aberta às 20h de segunda-feira, retratando em miniaturas as principais manifestações do folclore do litoral. A mostra reúne trabalhos em madeira esculpidas à mão, incluindo versos poéticos e composições musicais criados pelo artista Denni Capetta.
Denni Capetta realiza pesquisa sobre o folclore há dez anos
As peças convidam o espectador a conhecer mais sobre o folclore da região, seus folguedos, suas crendices, suas lendas, suas crenças e sua relação com a natureza. Serão expostos artefatos folclóricos como estandartes e adereços, voltados para o folclore, as crendices, lendas e fazeres.
A exposição busca, além ilustrar sobre a cultura caiçara, agir como um catalisador de vivências do público. De acordo com o artista, a exposição retrata uma década de atividades realizadas junto à Associação Lendário Caiçara, o qual busca resgatar as referidas tradições.
Miniaturas em madeira retratam os costumes dos povos do litoral
“São 10 anos de pesquisas sobre folclore. Podemos dizer que é uma exposição comemorativa, incluindo ainda várias novidades que ainda não tínhamos abordado nesses dez anos. Para isso fui buscar aqueles folguedos que nós tínhamos em nossas tradições de Paranaguá, mas que estão desaparecendo, como, por exemplo, a Folia de Reis, e ainda outras manifestações como a dança do São Gonçalo, a qual nós trabalhamos e outras que se perderam no tempo, mas que estamos trazendo de volta para as novas gerações”, explica.
TEMÁTICAS ABORDADAS
Sabença: conhecimento sobre as intempéries da natureza, formas de pesca, plantio e colheita, beneficiamento de farinha.
Fazença: construção de canoas, instrumentos musicais, artesanato, artigos domésticos, artigos de caça e pesca.
Crença: Divino Espírito Santo, Santos Católicos, Curandeirismo, Feitiçarias e Simpatias, Religiosidade de matriz africana.
Folgança: Fandango, Carnaval, Boi de Mamão, Pau de Fita e Balainha.
Fabulança: Lendas locais e nacionais, fala e outros.