conecte-se conosco

Cultura

Márcio Assad fará palestra sobre o Patrimônio Histórico no Club Litterario de Paranaguá

Evento acontecerá no sábado, 23, às 19h30, na sede urbana no clube

Publicado

em

O Club Litterario de Paranaguá promoverá no dia 23 de setembro uma palestra com o Gestor em Turismo, Márcio Anis Mattar Assad. O evento ocorrerá na sede urbana, às 19h30, onde o palestrante discorrerá sobre o Patrimônio Histórico.

O tema da palestra será “Patrimônio Histórico: Preservar Por que, Para que e Para quem?”. De acordo com Márcio Assad, o evento será importante para trazer o assunto para a reflexão dos participantes. Segundo ele, será também uma comemoração dos seus 40 anos de atuação na cultura, turismo e comunicação. “Esse ano eu completo 40 anos de vida dedicada à cultura, turismo e comunicação. Dentro disso está a questão do Patrimônio Histórico, porque eu venho da cidade da Lapa e aos 18 anos ocupei o meu primeiro cargo público e desde então eu venho ocupando. Na comemoração desses 40 anos eu estou fazendo um resgate daquilo que eu plantei, vendo em alguns municípios o que fortificou e frutificou, em outros a situação às vezes não avançou tanto. Em Paranaguá, 25 anos atrás, na Aciap, eu desenvolvi um grande evento e naquele momento eu trouxe para cá algumas coisas importantes e uma delas foi o lançamento de um filme que falava sobre o Barão do Cerro Azul, chamado Vítimas da Vitória, da Berenice Mendes”, contou.

O Patrimônio Histórico desempenha um papel fundamental na preservação e promoção da cultura, história e identidade de uma sociedade. Sua importância abrange diversos aspectos: preservação da história, identidade cultural, turismo e economia, educação e conscientização, valores estéticos e arquitetônicos, referência para o futuro, promoção do turismo cultural e conexão com a comunidade.

“Se eu tenho que voltar com a mesma palestra 25 anos depois, exatamente com o mesmo tema, um pouco diferente na grafia, na semântica, mas com o mesmo objetivo, é sinal que nós precisamos ter uma massa crítica de pessoas que amem Paranaguá de verdade e que queiram fazer algo pela sua memória, fazer algo pela sua história, e o case de sucesso, para mim, hoje em Paranaguá, chama-se Club Litterario, que consegue ser auto sustentável e vou dar um panorama também desses 40 anos do que foi também o tombamento histórico”, disse o palestrante.

A atividade está dentro da programação dos 151 anos de fundação do Club Litterario de Paranaguá, da gestão do presidente Carlos Alberto de Almeida, na qual foi planejada em conjunto com a diretoria, no sentido de resgatar as raízes culturais do clube.

De acordo com a organização do evento, o Grupo Mandicuera fará participação no evento com o Mestre Aorélio Domingues. “Existe um preço para quem for na palestra e que não é pago em dinheiro, é pago em amor, amor por Paranaguá. Tem que ter a boa vontade e o amor pela cidade. Não usarei nada tecnológico, vou fazer uma palestra de coração, um bate papo olho no olho onde vamos trocar ideias”, destacou Márcio Assad.

CONVITE

O presidente do Club Litterario de Paranaguá, Carlos Alberto de Almeida, fez um convite para que as pessoas possam prestigiar o evento no sábado, 23, na Sede Urbana do clube, localizado na região central de Paranaguá. “O Club Litterario tem o prazer de convidar toda a população de Paranaguá, os interessados em ajudar a gente a divulgar esse trabalho que estamos fazendo a muitos anos e neste sábado, às 19h, na Sede Urbana, no salão nobre, convidar para essa palestra com o Márcio Assad para a gente poder ter um bom resultado e que as pessoas de Paranaguá tenham uma visão melhor sobre o nosso futuro histórico”, convidou o presidente do clube.

Em alta

plugins premium WordPress