Em agosto, média foi de 10 visitas ao dia, algo puxado principalmente pela vinda de acadêmicos elaborando monografias
Entre junho e agosto deste ano, um total de 327 pessoas visitaram o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), sediado no Museu Annibal Ribeiro Filho, no Centro Histórico. Segundo o diretor do IHGP, Luiz Cezar Rodrigues, conhecido como “Cezinha”, a média de visitas foi de 10 pessoas por dia somente em agosto, agregando nos últimos meses moradores e estudantes de Paranaguá, bem como turistas de outras cidades paranaenses, de nove Estados do Brasil, bem como da Itália e dos Estados Unidos. Para o diretor, a média é considerada boa para o espaço cultural e histórico de Paranaguá que é aberto ao público diariamente nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h.
Segundo os dados do IHGP, em junho foram totalizadas 56 visitações, enquanto em julho, mês de várias festividades na Praça Mário Roque, localizada próxima ao museu, a média foi de 131 visitas. Agosto superou expectativas e atingiu um total de 140 visitações, algo potencializado principalmente pela vinda de universitários de Paranaguá para utilizar o acervo do Instituto para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A maior parte das visitações é de pessoas de Paranaguá, algo que em julho representou cerca de 62% da movimentação no local. Entretanto, há a presença contínua de turistas de todo o Paraná, bem como dos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Pará, Espírito Santo e Acre. Há inclusive a visita de turistas estrangeiros dos Estados Unidos e da Itália.
Diretor do IHGP, Luiz Cezar Rodrigues, destaca qualidade do acervo bibliográfico e histórico do museu, que serve de alicerce acadêmico de Paranaguá
De acordo com Luiz Cezar Rodrigues, a média de visitação nos últimos meses é considerada boa pelo IHGP, sendo que a procura pelo instituto para pesquisa acadêmica é algo considerado extremamente positivo pelo diretor. “Tudo isso graças a nossa presidente do IHGP, Guadalupe Vivekananda, que atua em prol da limpeza e conservação de livros, cadernos, mapas e documentos, e tendo auxílio de pesquisadora, musicista e compositora Maria Helena Mendes Nízio, do escritor Telho Venet, pesquisador, do jornalista Edson Toledo, do Dr. José Maria de Freitas, da pesquisadora Lizângela Pinto Siqueira, do cineasta Cyro Matoso, do pesquisador Moises Soares, do jornalista Clarício de Araujo Cardoso, do professor José Alexandre Baka e da Ceres Martins, da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur)”, explica Cezinha.
Sobre as visitas, o diretor afirma que, em agosto, que apresenta os dados mais recentes contabilizados pelo IHGP, a média foi de 10,77 pessoas por dia visitando o espaço, que conta com Museu de Imagem e do Som e ampla biblioteca, bem como exposição de vários artigos culturais e históricos de Paranaguá e do mundo.
“Algo positivo é a presença contínua do público parnanguara, com média de visitação em agosto de 6,21 ao dia. Muitas pessoas fazendo suas pesquisas, elaborando seus trabalhos de TCC, teses, mestrados e doutorados, aproveitando os títulos de diversos assuntos em nossa biblioteca, apresentando várias raridades em livros e jornais sempre”, comenta. “Convidamos todos a visitarem o IHGP, situado na Rua XV de Novembro, 603, em Paranaguá. Estamos à disposição”, finaliza.