conecte-se conosco

Cultura

MAE inaugura exposição sobre artista e cientista Lange de Morretes

Abertura aconteceu em Paranaguá na sexta-feira, 29, às 16h

Publicado

em

Foto: Arquivo

Na sexta-feira, 29, às 16h, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizado em Paranaguá, inaugurou a exposição denominada de “Lange de Morretes: Uma Viagem Naturalística”. A atração cultural é a primeira presencial sediada no MAE após dois anos de pandemia e faz parte das comemorações de 59 anos do Museu Universitário. 

De acordo com a UFPR, o evento inaugural teve apresentação musical do Duo da Orquestra Filarmônica, com os violinistas Alan Forgati e Jessica Cionek. “A exposição traz ao público um lado ainda pouco conhecido da vida do artista plástico paranaense Frederico Lange de Morretes: sua atuação como naturalista. A mostra apresenta a relevância de Frederico no campo da Malacologia (estudo dos moluscos), área em que coletou e catalogou 25 novas espécies, dois novos gêneros e três subgêneros de moluscos”, completa a assessoria.

Esta é a primeira exposição presencial que o Museu fará após dois anos de pandemia (Arte: Divulgação/MAE)

Segundo a assessoria, nos últimos anos de vida, Lange de Morretes teve uma aproximação ainda maior com a natureza de todo o litoral do Paraná, fazendo coletas em toda a região, principalmente em Guaratuba, Matinhos e em Paranaguá, na Ilha do Mel. “A curadoria da exposição foi realizada pelo professor Carlos Eduardo Belz e pelo doutorando da Pós-Graduação em Zoologia, Marcos de Vasconcellos Gernet, em uma parceria entre MAE, Centro de Estudo do Mar, Grupo de Malacologia do Paraná e Laboratório de Ecologia Aplicada a Bioinvasões (Lebio)”, informa a UFPR.

O MAE reforça que o evento faz parte da comemoração dos 59 anos de idade do espaço, sendo esta a “primeira exposição presencial inaugurada no MAE após o período em que o espaço físico em Paranaguá permaneceu fechado durante a pandemia de Covid-19”, completa.

SERVIÇO

Contato: (41) 3313-2042

Entrada gratuita

Com informações da UFPR

Em alta

plugins premium WordPress