conecte-se conosco

Cultura

Loja Dom Pedro II, de Guaratuba, realiza exposição itinerante sobre a história da Maçonaria

Acervo irá compor também exposição relativa aos 200 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB) em Curitiba

Publicado

em

Foto: Divulgação

No sábado, 7, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR),  Luís Mário Luchetta, em visita realizada ao Lar dos Idosos Perseverança, em Paranaguá, mantido pela Loja Maçônica Perseverança n.º 0159, também participou de pré-exposição itinerante que aconteceu no local e foi realizada pela Loja Maçônica Dom Pedro II n.º 1433, de Guaratuba, contando a história da Maçonaria no Brasil e no mundo. Ambas as instituições maçônicas são federadas ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionadas ao GOB-PR. Segundo os membros da Loja Dom Pedro II, o coordenador-adjunto da 1.ª Região Maçônica (1.ª RM), Márcio Rhoden, e o curador da exposição, Doraci José Vodzynski, a intenção é que o acervo com mais de 200 peças seja exposto em Lojas, escolas, universidades e instituições do litoral e de todo o Paraná, com início que será realizado na comemoração de 200 anos do GOB que ocorrerá em Curitiba em setembro. 

“Temos a obrigação de preservar e contar a nossa história. A iniciativa de Guaratuba é inédita na movimentação e mobilização de um museu na caixa itinerante, uma coisa que com certeza irá dar certo e muitas Lojas terão interesse em chamar, no mínimo vai começar com a exposição que o GOB-PR propôs para fazer em homenagem aos 200 anos do GOB. Isso está programado para acontecer até setembro em Curitiba. A ideia é em um mês com a gente unindo o museu do GOB, que está em formação com todo um acerto, mais o acervo que a Loja Dom Pedro II conseguiu movimentar”, explica o Grão-Mestre do GOB-PR, Luís Luchetta. Ele destaca que a ideia é chamar estudantes para participarem da exposição. “Guaratuba integra esta força, confirmando a nossa máxima de que juntos somos mais fortes”, completa.

Exposição com mais de 200 peças

O coordenador-adjunto da 1.ª RM, Márcio Rhoden, explica que Doraci Vodzynski, é curador de duas exposições envolvendo a Segunda Guerra Mundial e outra de Peças Sacras. “Ele já faz exposições e há algum tempo começou a reunir documentos, papéis e artigos da Maçonaria. Em função da pandemia, ficou inviável de se fazer exposições em museus, e aí veio a ideia de fazer um museu itinerante que, como o nome diz, vai migrar de cidade para cidade, entre Lojas Maçônicas, entidades, colégios, todos que queiram. É o primeiro museu ‘in box’ do mundo, ou seja, ele está dentro de uma caixa. Quanto mais visualizado este acervo for, maior conhecimento, educação e cultura serão trazidas para todos”, explica, destacando que a iniciativa é da Loja Dom Pedro II criada durante a pandemia e que está sendo posta em prática.

Grão-Mestre do GOB-PR, Luís Luchetta, curador da exposição, Doraci Vodzynski, coordenador-adjunto da 1.ª RM, Márcio Rhoden, e Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB-PR, Paulo Socher (Foto: Divulgação)

“Organizamos esta exposição dentro de uma caixa. Ela é autodidata, não precisa ter um curador presente, a ideia é que vá de Loja em Loja da Maçonaria. São peças originais que podem ser transportadas em uma caixa dentro de um carro utilitário normal. O acervo conta com itens da 1.ª e 2.ª Guerra Mundial, da Revolução Francesa, Revolução Civil Americana, Fraternidade Feminina, contando com mais de 200 peças que são explicativas, com número de registro e documentação. É uma exposição excelente para enriquecer nosso conhecimento sobre a Maçonaria e os Irmãos que participaram de importantes eventos históricos”, explica o curador, Doraci José Vodzynski. 

Segundo o curador, a ideia é expor o museu “in box” junto à exposição dos 200 anos do GOB no GOB-PR em Curitiba em setembro e a partir daí ir para outras Lojas Maçônicas e instituições. “Faremos uma pré-inscrição onde as Lojas poderão participar, levando este acerto de Loja em Loja. Vale a pena participar desta exposição e conhecer um pouco mais sobre a Maçonaria”, finaliza.

Prestigiaram da pré-exposição o Venerável Mestre da Loja Maçônica Perseverança, Jean Cristiano Correa, a presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul/GOB-PR, Regina Conceição Hiromi Luchetta, o coordenador da 1.ª Região Maçônica (1.ª RM) do GOB-PR, Adriano Cesar Vasconcelos, o Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB-PR, Paulo Roberto Socher, Grande Secretário de Assistência, Previdência e Beneficência, Ariel José Strapasson, membros da Loja Maçônica Perseverança e da Loja Dom Pedro II, de Guaratuba, assim como familiares e colaboradores do Lar dos Idosos e da Creche Perseverança.