conecte-se conosco

Cultura

Livro que retrata nova visão sobre a vida de Júlia da Costa será lançando em Paranaguá

Alexandre Camargo de Sant’ana já fez diversas pesquisas sobre Paranaguá, mas este é seu primeiro livro

Publicado

em

O escritor Alexandre Camargo de Sant’ana lançará em Paranaguá, neste sábado, às 19h30, na sede urbana do Club Litterárioo de Paranaguá, o livro Júlia da Costa Soluços da Minh’alma.

O livro retrata a história da escritora e apresenta ainda cartas de Júlia da Costa e suas poesias.

Sant’ana já fez diversas pesquisas sobre Paranaguá, mas este é seu primeiro livro. “Para escrever foram cerca de 15 dias, mas contando a pesquisa foram quatro meses. Foram muitos jornais, aproximadamente 205 citações, além de 44 cartas dela, entre outros dados de pesquisa”, comentou o autor.

Alexandre Camargo de Sant’ana, comenta como nasceu o interesse pela vida de Júlia da Costa. “Minha pesquisa começou praticamente sem querer. Eu estava pesquisando sobre a Praça Fernando Amaro no site da Biblioteca Nacional quando localizei um jornal de 1948 informando sobre a chegada dos restos mortais dela em Paranaguá. Aí me lembrei de quando o obelisco da praça cedeu e fui procurar na internet. Para minha surpresa, a informação era que os restos mortais haviam vindo em 1924, porque dentro da urna acharam uma placa com esse ano. Por conta disso comecei a pesquisar mais sobre o assunto e acabei levantando bastante fontes sobre ela e isso colocou em dúvida o pouco que eu sabia. Então decidi ler as biografias anteriores e isso mostrou que havia espaço para escrever sobre Júlia, pois as biografias muitas vezes eram contraditórias e resumiam demais a história dela”, destaca Sant’tana convidando a todos a prestigiarem o evento.

O Club Litterário de Paranaguá, está localizado na na Rua Faria Sobrinho, 474, centro Histórico de Paranaguá. Entrada gratuita.

Sinopse

Em “Júlia da Costa, Soluços da minh ’alma”, o autor recorre a um profundo estudo de sentimentos, percepções, vivências, dores e aprendizados de maneira impactante e deslumbrante, uma pesquisa que desdobra os tempos da poesia e da moral, uma leitura para refletir e saborear afetos e descobertas de uma mulher além do seu tempo.

O autor traz em seu fundo de pesquisa, uma narrativa linear que nos permite acompanhar o desenvolvimento de uma alma, traçando uma trajetória detalhada de sua real vivência, que diante de opressões e desencontros, sobreviveu com a literatura até seu leito de morte.

O autor comenta ainda que “está é a terceira versão da pesquisa e vem com algumas novidades sobre as famílias dela tanto de Paranaguá quanto de São Francisco, além informações novas a respeito de Benjamim Carvoliva, com quem ela trocou cartas, e também sobre o marido dela, o comendador Francisco”.

plugins premium WordPress