conecte-se conosco

Cultura

Livro “Como transformar o mundo”, do projeto 5C, será distribuído a alunos de Paranaguá

Dois mil livros serão entregues para estudantes do 5.º ano da rede municipal de ensino

Publicado

em

Foto: Divulgação

Na terça-feira, 10, o Projeto 5C (Centro Cultural Cecília Correa Carvalho) anunciou que o livro “Como transformar o mundo”, que traz a história da iniciativa em Paranaguá, com trajetórias inspiradoras por parte do idealizador e autor da obra, João Costa Junior, bem como de voluntários e alunos participantes do projeto, será distribuído para alunos da rede municipal de ensino. A obra literária está em produção e contará com a contribuição artística do ilustrador Caio Costa Rodrigues, contando cinco histórias reais de superação que aconteceram durante os seis anos de execução do projeto em Paranaguá. O início da distribuição dos dois mil livros destinados aos estudantes acontecerá na rede municipal de ensino a partir de junho de 2022.

João Costa Junior, idealizador do 5C e disseminador contínuo dos valores do projeto, afirma que a ideia do livro surgiu junto a duas voluntárias que tinham o sonho de lançar um livro de poesias. “Então, decidimos escrever um livro (para adultos) contando todas as história de transformação e inspiração que aconteceram durante esses mais de seis anos de instituição. Após terminar de escrever esse livro, ficamos pensando no nosso principal público: as crianças. Pensamos em como levar os 5Cs para mais crianças e em cada uma delas, uma vez que estaremos itinerantes com o 5C na Kombi. O livro conta cinco histórias reais que aconteceram na nossa trajetória, assim aproxima mais ainda nosso propósito de transformar mundos das crianças”, detalha.

“Para compor o livro buscamos primeiramente alguns parceiros da cidade, nossa intenção é valorizar nossa cultura e nossos artistas. Infelizmente o pouco prazo para desenvolvimento, produção e impressão dos livros não foi possível nessa parceria. Buscamos então nas redes sociais alguém que pudesse nos entregar com a mesma qualidade dos nossos artistas e no prazo desejado. Encontramos o ilustrador Caio Costa Rodrigues, que se prontificou e se identificou com o projeto e nosso propósito. As ilustrações do Caio são incríveis e deram vida aos personagens”, detalha João, que é também articulador e pedagogo do 5C. 

De acordo com ele, as ilustrações são essenciais para conceder um aspecto lúdico para a obra litérária. “Isso é fundamental para chamar e prender a atenção das crianças na história. As ilustrações e o conteúdo das histórias se completam em harmonia. A junção foi linda”, acrescenta.

Parceria com município 

Segundo autor e idealizador do 5C, João Costa Junior, livro conta com contribuição artística do ilustrador Caio Costa Rodrigues, algo que “é fundamental para chamar e prender a atenção das crianças na história”, completa (Foto: Divulgação)

O autor afirma que a confecção e ideia do livro foi uma etapa concluída, entretanto, a distribuição ficou em pendência, sendo essencial, nesse sentido, o diálogo para parceria junto ao município. “No início pensamos em realizar essa entrega nos bairros da cidade junto com a ‘Dançarina na Estrada’, porém, ficaria difícil a separação por faixa etária ao chegar nos bairros. Foi quando recebemos o convite para falar com a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, uma amiga de longa data e parceira de sala durante nossa formação em pedagogia na Unespar. Ela prontamente adotou o projeto e juntamos todos os nossos planos”, explica.

“Decidimos levar os livros para os alunos e alunas do 5.° ano como forma de transição para o ensino estadual. Levaremos um dia de atividades com a ‘Dançarina’, mostraremos o filme Improváveis que foi produzido pelas crianças do 5C e entregaremos os livros infantis a partir de junho”, detalha João Costa Junior. Segundo ele, atualmente a produção da obra está limitada aos alunos e alunas da rede municipal. “Porém, a partir de julho teremos disponível para pais e/ou responsáveis que queiram adquirir o livro também. Estamos ajustando as formas de pagamento e aquisição para fazer o devido lançamento online e físico”, detalha, ressaltando que para cada obra vendida, dois livros infantis serão distribuídos nas escolas municipais de forma gratuita pelo projeto.

Lançamento do livro

O lançamento oficial do livro para toda a comunidade acontecerá em 28 de maio, às 15h, ocorrerá em Paranaguá, na sede do SEST SENAT no Parque São João. A obra traz trajetórias inspiradoras por parte do idealizador e autor da obra, João Costa Junior, bem como de apoiadores, voluntários e das crianças participantes da iniciativa social e educacional que conta com sete anos de atividades no município. O evento contará com a animação do cantor Marcelo Reis e, desde já, pessoas interessadas em comparecer podem utilizar a ferramenta on-line “Sympla” para reservar seu lugar e para adquirir a obra, com renda revertida em prol da continuidade do projeto que atualmente é itinerante e alcança mais de duas mil crianças por ano. Há 150 vagas disponíveis para participar do lançamento. “Cada livro para adultos terá o valor de R$ 49,90 e pode ser pré reservado pelo site Sympla no link: https://www.sympla.com.br/evento/como-transformar-o-mundo—lancamento-do-livro-do-5c-paranagua/1547476“, finaliza João Costa Junior.