Cultura

Live “Arte das Ruas” dá voz e vez à cultura hip hop de Paranaguá

Evento será transmitido ao vivo na sexta-feira, 1.º

Nesta sexta-feira, 1.º, às 20h, acontece em Paranaguá a primeira “Live Arte das Ruas – Mostra da Cultura Hip Hop”, que terá transmissão ao vivo pela página do Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) com apoio da prefeitura. O evento contará com batalha de rimas, graffiti, breaking e MC´s, com programação que ocorrerá no Teatro Rachel Costa, mas que será transmitida pelas redes sociais para todos os cidadãos. Um dos organizadores do evento, Wagner Luíz Peixoto da Silva, o rapper “Wag”, destacou que a mostra é uma “virada de chave” no cenário parnanguara e litorâneo, bem como uma oportunidade de várias pessoas conhecerem o hip hop, com quebra de preconceitos em prol da pluralidade artística e cultural da cidade-mãe do Paraná.

Segundo Wag, que teve contato com o hip hop desde os anos 90, passando a ser rapper de maneira efetiva desde 2013, o evento é histórico para o segmento. “A Live Arte das Ruas é uma das muitas demandas dos agentes da cultura hip hop local e que nesse momento passam a reconhecer seus próprios interesses. É uma virada de chave, entende, hoje compreendemos que o Poder Público tem como compromisso garantir que a pluralidade artística e cultural da cidade se expresse com a devida qualidade e destaque. O que para nós da cultura hip hop, em todo o litoral, significa um grande salto de cidadania”, explica.

“Sou de um tempo em que nem mesmo se reconhecia o rap como música ou que um b-boy (dançarino de breaking) era menosprezado por dançar na calçada e hoje temos a inserção do breaking como modalidade olímpica. Ainda há muito para ser feito, mas a realização dessa mostra é uma prova de que expressões culturais estigmatizadas historicamente e tidas como de menor valor podem e devem ter vez e voz nos espaços formais de Paranaguá”, afirma o organizador.

Transmissão on-line devido à pandemia

De acordo com Wag, além da apresentação de breaking, o evento terá performance de UM DJ, mantendo a cultura dos toca-discos, bem como uma pequena batalha de rimas, reforçando que as batalhas realizadas em Paranaguá são referência para todo o Paraná. “Também teremos a apresentação de rappers locais enquanto um grafitti será feito ao vivo durante o evento. A Mostra Arte das Ruas será realizada no Teatro Rachel Costa, mas está restrita ao grande público, sendo transmitida exclusivamente via live pelo canal da Secultur. O público interessado pode participar comentando as atrações durante a live. Apesar do distanciamento imposto pela pandemia, a interação com os espectadores através das redes sociais é de suma importância para a difusão dessas expressões artísticas”, detalha.

Mudança de paradigma

Um dos principais entusiastas do cenário hip hop parnanguara, trazendo dentro da sua obra diversas referências ao litoral e à cidade-mãe do Paraná, Wag afirma que percebe na cidade uma abertura maior para o rap atualmente. “Em certa medida essa mudança é motivada por questões externas, a difusão desse segmento musical nos grandes meios, e também há um trabalho que a gente desenvolve no âmbito local há pelo menos uma década de apresentar o hip hop enquanto um instrumento de transformação. Também buscamos realizar grandes eventos e elevar a qualidade de algumas produções”, explica. 

“Ainda sim, precisamos de muito mais espaços e instrumentos para escoar essa produção que em sua maioria está toda represada. Há muitos talentos que ainda podem aflorar, mas que precisam de espaço e oportunidade. Muito mais do que gerar novos artistas e público, o hip hop contribui para uma visão crítica da realidade. Pela nossa experiência a gente observa que há uma maior disposição dos jovens que se aproximam da cultura hip hop em interpretar o seu entorno com vias de transformação e isso é promoção de cidadania na veia”, explica o organizador.

Convite à população

“Convido a todos e todas que prestigiem a Live Arte das Ruas. É uma ótima oportunidade para que compreendam mais sobre a cultura hip hop, diminuindo assim possíveis preconceitos e quem sabe aproximar famílias e sociedade desse segmento”, finaliza Wag. A transmissão do evento acontecerá na página do Facebook da Secultur no link: https://www.facebook.com/seculturparanagua .

z69t647y

Você também poderá gostar

Live “Arte das Ruas” dá voz e vez à cultura hip hop de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.