No sábado, 14, às 17h, acontece a apresentação do espetáculo “Liberdade Liberdade” no espaço Cultural Casa Mestre Aorelio (Associação Mandicuera), localizado no bairro Sete de Setembro, na Ilha dos Valadares. A peça é uma montagem da ‘PalavrAção Companhia de Teatro’ da UFPR Litoral, dirigida por Alaor de Carvalho, a qual ficou em segundo lugar no Festival de Teatro de Paranaguá rendendo muitos elogios entre o público.
A apresentação que acontece no sábado é uma oportunidade para quem não pôde assistir ainda ao espetáculo. “Todos estão convidados. No final o público paga quanto quiser. Se não quiser, não paga”, convida Mariana Zanette, da Associação Mandicuera.
GRITO CONTRA A FALTA DE LIBERDADE
Escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel, o espetáculo estreou em 1965, depois de muitos problemas com a censura. Era uma colagem de textos e canções sobre o tema “liberdade”, em uma clara alusão ao autoritarismo que se instalou no Brasil depois do golpe de 1964. Os autores procuraram dar conta de diversos contextos de falta de liberdade, elencando autores que viveram na antiguidade, no contexto das revoluções liberais e no século XX, sob diversos regimes políticos.
De acordo com a direção da peça, a montagem proposta pela PalavrAção Cia de Teatro da UFPR Litoral, traz à cena apenas o 1.º ato, e propõe um resgate desse espírito de luta por liberdade, tecendo uma crítica ao cenário político de 2018/2019 que se instalou no Brasil.
SUCESSO NO FESTPAR
"Liberdade Liberdade" recebeu vários prêmios no 10.º Festival de Teatro de Paranaguá; 2º Melhor Espetáculo do Festival, Melhor Iluminação e Melhor Ator/Atriz Revelação para Nívea Santiago.
Além disso, recebeu também indicações nas categorias: Melhor Ator Coadjuvante: para Marcelo Tchuro, Melhor Atriz Coadjuvante: para Júlia Sanches, Melhor Ator: para Felipe Renã, Melhor Atriz: para Nívea Santiago e Melhor Direção: para Alaor de Carvalho.