O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) se mantém, através do tempo, como um dos guardiões da cultura, história e geografia de Paranaguá e do Estado do Paraná, sendo uma fonte de pesquisa não só para os paranaenses, mas para acadêmicos e professores de vários locais do País.
Fundado em 26 de setembro de 1931, o sodalício completa, neste mês de setembro, 88 anos de fundação, e para celebrar a data será realizada uma reunião festiva no dia 30 de setembro, às 19h, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR).
O presidente do IHGP, Diogo Rodrigues Alves, destaca que será uma reunião para celebrar a data de criação da entidade. “Faremos uma reunião bastante singela, na qual vamos comemorar os 88 anos do instituto. Teremos uma apresentação de uma retrospectiva da entidade desde a sua fundação até a presente data, e que será realizada pelo nosso orador Dr. Alessandro Pires Staniscia, quando procuraremos enaltecer a importância do IHGP para a memória de Paranaguá. Todos sabem que o município não tem um museu que guarde a sua memória. Acredito que em torno de 90% da memória histórica da cidade encontra-se no IHGP, que buscamos preservar da melhor maneira possível. Também será apresentada pela Kátia Muniz uma de suas crônicas, músicas com o Grupo Vozes da Unati e com a professora Tatiana, e como sempre acontece em nossas reuniões uma apresentação surpresa para enaltecer a reunião com a apresentação de alguma obra de um artista parnanguara de tempos de outrora”, destaca Diogo.
Presidente do Instituto, Diogo Alves, diz que “Acredito que em torno de 90% da memória histórica da cidade encontra-se no IHGP”
Ele ressalta que o objetivo principal do IHGP é preservar a história de Paranaguá, tornando-se útil no que diz respeito à educação e à cultura. Ainda objetiva estudar, investigar, cultivar a história, a geografia, o folclore, as tradições do litoral paranaense e promover o intercâmbio cultural com instituições congêneres nacionais e estrangeiras.
“Gostaria de convidar a população, os aficionados e adoradores da cultura e história de Paranaguá, aqueles que estão comprometidos pela preservação de nossa riquíssima memória, que estejam conosco na segunda-feira, 30, para celebrarmos esta data tão importante. Como já disse será um evento singelo mais recheado de muita emoção”, convida o presidente.
Para finalizar a noite com chave de ouro será realizado um coquetel em comemoração do aniversário do IHGP.