Cultura

III Festival Paranaguá Mais Cores será iniciado na sexta-feira

Novos murais e restauração de obras antigas serão realizados em toda a cidade até 23 de dezembro

festival paranagua mais cores1 2 scaled

"O Festival Paranaguá Mais Cores é uma celebração da arte, da história e da identidade cultural do nosso território", afirma um dos articuladores e idealizadores do projeto, Gio Negromonte (Foto: Gio Negromonte/Paranaguá Mais Cores)

O último mês de 2024 em Paranaguá não ficará marcado apenas pelo Natal, início de verão e expectativa para o Ano Novo, o período também será de celebração da arte e cultura parnanguara, algo acessível a todos nas ruas em diversos bairros do município. Isso ocorrerá por meio da terceira edição do Festival Paranaguá Mais Cores,  idealizado pelo projeto Paranaguá Mais Cores que acontece a partir da sexta-feira, 6, até 23 de dezembro, com criação de novos murais, assim como restauração de murais antigos, com direito também a arte ao vivo, intervenções de lambe-lambe-, trazendo cultura parnanguara caiçara, cor e criatividade para as ruas da cidade. 

“O Festival Paranaguá Mais Cores é uma celebração da arte, da história e da identidade cultural do nosso território. Desde sua criação, buscamos fortalecer a relação entre as pessoas e os espaços urbanos, usando a arte como ferramenta para preservar memórias, debater sobre temas relevantes para nossa sociedade, destacar a cultura caiçara e democratizar o acesso à cultura”, afirma um dos idealizadores e articuladores do Paranaguá Mais Cores, Giovanni Negromonte, o “Gio Negromonte”. De acordo com ele, o compromisso é tornar a arte acessível, algo que ocorrerá por meio de oficinas, eventos comunitários e espaços de interação. “O foco é democratizar o acesso às mais variadas formas de expressões artísticas. Assim, o festival transcende o ato de pintar, tornando-se uma ferramenta de inclusão, educação e resistência cultural”, completa.

Outro ponto destacado é o projeto Paranaguá Mais Cores. “Ao longo dos anos, o projeto e agora o festival, se tornou um marco cultural em Paranaguá, sempre com uma programação ampla e participativa. No entanto, este ano, estamos realizando uma edição um pouco mais compacta. Isso se deve ao fato de estarmos preparando uma grande ação para 2025, que promete expandir ainda mais o alcance do projeto e trazer novas formas de engajamento para a comunidade”, detalha.

Convite à população e como acompanhar o festival

gio negromonte de paranagua
“Preparem-se, porque em 2025 temos grandes novidades planejadas, incluindo oficinas, eventos interativos e um festival ainda maior para celebrar nossa cultura caiçara e urbana”, afirma Gio Negromonte (Foto: Gio Negromonte/Paranaguá Mais Cores)

“Convidamos toda a população para vivenciar a terceira edição do Festival Paranaguá Mais Cores! O festival acontece do dia 06 de dezembro até o dia 23 de dezembro, com uma programação repleta de arte, pintura ao vivo entre outras formas de intervenções urbanas”, afirma Negromonte. De acordo com ele, a programação será divulgada por meio das redes sociais no Instagram @pguamaiscores e pelo Facebook do projeto. “Nas redes sociais divulgaremos os locais e as histórias por trás de cada mural”, explica. 

“Preparem-se, porque em 2025 temos grandes novidades planejadas, incluindo oficinas, eventos interativos e um festival ainda maior para celebrar nossa cultura caiçara e urbana. Juntos, continuaremos colorindo Paranaguá e transformando a cidade com arte”, finaliza o idealizador Gio Negromonte.

Você também poderá gostar

III Festival Paranaguá Mais Cores será iniciado na sexta-feira

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


III Festival Paranaguá Mais Cores será iniciado na sexta-feira

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.