Evento cultural e musical trará mais de 14 apresentações de estudantes que são talentos das escolas públicas e particulares de Paranaguá
Na sexta-feira, 10, às 18h30, o Teatro Rachel Costa sediará o II Festart (Festival de Arte) de Paranaguá, organizado pela União Municipal dos Estudantes (UMES), através do seu presidente, João Gregui, e pelo produtor cultural, Lucas Grigoletti. O evento reunirá atrações culturais e musicais produzidas por alunos das escolas particulares e estaduais de Paranaguá. Serão exibidas 14 apresentações, bem como participações especiais de artistas locais. O objetivo do Festart é fomentar a cultura e o entretenimento entre os jovens de Paranaguá, servindo como “janela” para novos talentos locais.
Segundo os produtores culturais, a ideia do Festart começou em 2017, com o foco de apoiar o Abrigo dos Idosos, algo que já é realizado pela UMES. “Temos os Jogos Escolares de Paranaguá que envolvem os colégios, mas é só a parte esportiva. Pensamos então em bolar algo ao molde disso, com foco na cultura”, explica Lucas. “Não esperávamos o tamanho do evento em 2017. A ideia foi desenvolvida em um mês, corremos atrás da organização. Não botávamos tanta fé que ia ter tanta gente no Teatro Rachel Costa, quando abrimos a cortina tinha uma plateia lotada no local”, explica o produtor, detalhando que uma grande quantidade de alimento foi doada ao Abrigo.
De acordo com João Gregui, há uma série de parceiros que colaboram com o evento, entre empresas, restaurantes e lojas. Estes prêmios são destinados aos artistas e também sorteados entre o público. Serão 14 apresentações musicais, bem como outras participações especiais com artistas locais e de outros locais do Paraná. “Temos vários prêmios. Nosso público não é só o estudante, os pais também vão. Por ser um evento beneficente, vai muita gente no Festart para ajudar o Abrigo dos Idosos”, explica.
“Temos muitos talentos em nossas escolas, que muitas vezes estão guardados e ninguém descobre. Queremos projetá-los além da sala de aula, além do colégio, demonstrar para a cidade que a nossa juventude é rica culturalmente”, afirma o produtor cultural, Lucas Grigoletti.
UMES E FESTART 2019
O presidente da UMES Paranaguá, João Gregui, afirmou que a UMES, a qual atua em defesa do estudante, exerce um papel fundamental em prol da juventude de Paranaguá com a idealização do Festpar. “Começamos com a ideia de, além de realizar reuniões em prol de ações e políticas públicas em prol da juventude, criar um evento cultural voltado a atrair os jovens para dialogar com a UMES. Isso foi feito por meio das apresentações culturais do Festpar, que é uma competição entre escolas. A ideia é ajudar os estudantes a se unir e ajudar os idosos do Abrigo com doações”, completa Gregui.
De acordo com Grigoletti, que era estudante em 2017 no ano da criação do evento, o Festart será expandido em 2019. “Por meio da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), a ideia é ampliar o Festart para todo o Paraná. Já estamos acertando o evento para ocorrer em Ponta Grossa, Maringá, Londrina, entre outras cidades. Vamos transformá-lo em algo estadual”, finaliza o produtor.