Cultura

IHGP recebe palestra sobre Observatório Solar Indígena

Parceria poderá trazer para Paranaguá um Observatório Solar Indígena

jdhng 1 1584466744

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) realizou, na noite de segunda-feira, 29, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), em Paranaguá, sua reunião mensal sob a presidência de Guadalupe Vivekananda.

Na oportunidade, recebeu como palestrante, o Físico e Astrônomo, Dr. Germano Afonso, que ministrou palestra sobre o Observatório Solar Indígena. 

A presidente do IHGP, Guadalupe Vivekananda, destacou que foi uma reunião muito produtiva. “Tivemos a belíssima palestra do professor Germano Afonso, que estava acompanhado de seu filho, sendo que ambos fazem um trabalho muito interessante de planetário solar indígena. Eles acabaram de concluir mais um em Curitiba, no próprio pátio da Uninter, perto do Largo da Ordem. E hoje, nos abrilhantaram com esta palestra, e com uma possível parceira para que haja um planetário indígena em Paranaguá. Também tivemos a grande surpresa que foi a vinda da Maria do Rocio Rodi Gonçalves, que é professora da Universidade Federal de Belém, a qual conheceu o professor Germano e realizaram um trabalho juntos. Ela resolveu fazer uma surpresa para ele, pois viu que estaria aqui em Paranaguá”, destaca Guadalupe.

A pedagoga Maria do Rocio Rodi Gonçalves, que teve um livro que foi 1.º lugar na Categoria dos Didáticos, no Projeto Jabuti, em 1999, trabalhou no projeto com o professor Germano. “O trabalho é magnífico para todos os educadores e cientistas de um modo geral, no sentido de orientar melhor as crianças com o saber cultural de como olhar esta relação do céu com as coisas da terra, da água, qual é o tempo de pesca, do plantio, da gestação, dos nascimentos, dos ciclos do mês, da semana e dos dias, e de uma forma muito didática, e de forma a esclarecer as crianças sobre o que é fazer ciência”, enfatizou Maria do Rocio. 

O professor Germano fez uma apresentação de seu trabalho voltada ao IHGP. “Como estamos falando para o Instituto Histórico e Geográfico, mostramos a relação do trabalhos que realizamos com a geografia e a história, principalmente aqui do Paraná. Existe uma possibilidade de se criar um observatório solar em Paranaguá, pois já o fizemos em todas as regiões do Brasil, em aldeias, escolas e museus. Recentemente inauguramos um na Uninter, em Curitiba. Paranaguá está próxima a Cananeia, uma região muito importante desde o descobrimento do Brasil, para pegar caminhos em direção ao oeste, com vários vestígios e conhecimentos com os índios atuais, que estamos transformando de uma maneira lúdica, para passarmos a conhecer uma pouquinho destes conhecimentos tradicionais indígenas”, destacou professor Germano.  

 

Você também poderá gostar

IHGP recebe palestra sobre Observatório Solar Indígena

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.