Na segunda-feira, 24, às 19h30, acontece a reunião mensal do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. A sessão acontece no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e será marcada pela comemoração dos 87 anos de fundação da entidade que tem como objetivo preservar a história de Paranaguá.
A programação conta com uma palestra sobre o Instituto Histórico, entrega de diploma para os novos sócios e será mostrado um vídeo sobre o historiador Luiz Siqueira. De acordo com a presidente da entidade, Guadalupe Vivekananda, a reunião é aberta ao público em geral e todos estão convidados a participar.
Serão admitidos como novos sócios: Lizangela Siqueira, Priscila Onorio, João Rocha e José Muniz. A palestra será proferida pelo orador do IHGP, Alessandro Staniscia. “Vamos homenagear o Luiz Siqueira para manter viva sua história de vida. Ele deixou uma grande contribuição para a cidade de Paranaguá, mantendo um rico acervo registrado em vídeos e fotos que ficam para a posteridade e servindo de fonte de pesquisa para muitas gerações”, destacou Guadalupe.
LUIZ SIQUEIRA
Nascido em 23 de março de 1946, em Paranaguá, Luiz Alves Siqueira, era viúvo, aposentado do Sindicato dos Conferentes. Estudou no Colégio Estadual José Bonifácio, concluiu o curso de Letras pela Fafipar. Foi atuante no Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) e no Centro de Letras de Paranaguá.
Siqueira foi responsável por quase 100% do acervo do Museu da Imagem e do Som no que abrange a parte de vídeos e DVDs do IHGP. Recebeu homenagens ao longo da vida, sempre por causa de seus trabalhos de resgate histórico. Siqueira era considerado uma das principais referências da cultura e da história de Paranaguá. Faleceu um mês antes de completar 72 anos.