Cerca de 100 pessoas prestigiaram a reunião festiva que marcou os 87 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP). A solenidade aconteceu no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia, na noite de segunda-feira, 24, sendo marcada pela emoção. Isso porque Luiz Alves Siqueira, uma das pessoas que mais trabalhou em prol da preservação da memória do IHGP, e que faleceu em fevereiro deste ano, foi homenageado.
Guadalupe Vivekananda, presidente do IHGP, falou sobre a importância de homenagear quem tanto contribuiu com a história local
A presidente do Instituto, Guadalupe Vivekananda, ressaltou que a reunião foi marcada por um misto de alegria e saudade. “Hoje é uma noite de festa, estamos felizes em poder receber novos associados, mas também temos o dever de reverenciar o passado. O Siqueira foi e sempre será muito importante para nós, porque ele deixou um acervo valioso de imagens em fotos e vídeos”, destacou.
Orador Alessandro ressaltou sobre Paranaguá e seus valores históricos e culturais
A cerimônia contou também com o pronunciamento do orador do IHGP, Alessandro Staniscia, o qual explanou sobre Paranaguá, suas personalidades e valores culturais e históricos.
Grupo Mandicuera prestou homenagem ao pesquisador Siqueira
A solenidade encerrou ao som das músicas de Fandango entoadas pelo Grupo Mandicuera. O mestre Aorelio Domingues destacou que fazer parte da sessão em homenagem ao Siqueira é uma honra. “Ele sempre estava presente nos bailes de fandango fazendo as filmagens e fotos. Ele foi um dos responsáveis por registrar o presente, pensando no futuro”, destacou.
Lizangela, filha do saudoso Siqueira, foi admitida como nova associada dando continuidade ao trabalho do pai
Além das músicas de fandango, o saudoso historiador Luiz Siqueira foi homenageado com um vídeo evidenciando sua vida dedicada às pesquisas e à história de Paranaguá. Familiares do homenageado marcaram presença: Lizangela e Cincinatus Siqueira (filhos), e Ramsés Siqueira Cabral (neto).