conecte-se conosco

Cultura

IHGP celebra 90 anos de história em Paranaguá

Presidente Luiz Cézar Rodrigues destaca evento on-line de comemoração à data

Publicado

em

Fundado em 26 de setembro de 1931 o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), fará na sexta-feira, 24, às 19h, um evento on-line comemorativo aos 90 anos da entidade, que busca manter viva a história e a cultura da cidade-mãe do Paraná há décadas com um amplo acervo bibliográfico e museu. A programação contará com o apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secultur) e de Comunicação (Secom). O evento terá o lançamento do livro Lagamar, do Dr. Roberto J. Pugliese e colaboradores, homenagens feitas por lideranças culturais do município e palestra sobre a história do IHGP feita por Alessandro Staniscia, com a palavra inaugural do presidente do Instituto, Luiz Cézar Rodrigues, o “Cezinha”.

A programação terá abertura e apresentação de Ceres Martins, hino do IHGP pela maestrina Marília Cavallari, hino de Paranaguá e palavra do presidente. Posteriormente haverá a palestra ministrada por Staniscia sobre os 90 anos do Instituto e lançamento do livro Lagamar. Homenagens ao IHGP serão feitas pelo poeta Abdul Assaf e pela professora Maria Helena Nizio. Um vídeo elaborado pela Secom em homenagem à entidade será exibido. A transmissão on-line será realizada por meio do Facebook da Secultur na página: https://www.facebook.com/seculturparanagua/ com encerramento previsto às 20h15.

Honra em ser presidente nos 90 anos do IHGP

“Eu me sinto honrado por participar dos 90 anos do IHGP. Sou o primeiro presidente eleito on-line devido à pandemia. Estou seguindo os ensinamentos de Vicente Nascimento Júnior, Genaro Régis, Zenon Pereira Leite, passando recentemente para Nelson de Freitas Barbosa, Dr. Alceu Maron, Alessandro Staniscia, professora Maria Helena, Guadalupe Vivekananda, Diogo Rodrigues e agora eu”, afirma Cezinha. Segundo ele, exercer a presidência durante a pandemia é algo difícil. “A nossa administração está procurando sanar todas as contas, estamos em um processo de adequar a entidade que é de utilidade pública, trabalhando em cima de projetos junto às empresas para que elas possam investir aqui”, destaca.

O presidente também ressaltou a importância do apoio do município, por meio da Secom e Secultur, com transmissão do evento on-line. 

Visitação

“As pessoas que chegam ao IHGP na segunda, quarta e sexta-feira, entram e visitam o IHGP tranquilamente. Estamos fazendo atendimentos na biblioteca via e-mail. Todos são bem atendidos. A pandemia mudou tudo, estamos nos adequando, preservamos membros do IHGP, que são de maior idade, algo que está sendo difícil, mas estamos nos adequando aos decretos”, destaca Luiz Cézar. O gestor afirmou que a expectativa é positiva para a retomada. “Estamos atrás de recursos, a situação ainda está meio precária. Estamos nos adequando, a partir do momento em que tudo estiver certo abriremos de forma mais ampla ao público, algo que queremos o mais rápido possível”, destaca.

Importância do IHGP

IHGP está aberto à doações e apoio de voluntários para revitalização do espaço cultural

O presidente do IHGP afirma que a entidade é essencial para a preservação da história e da cultura de Paranaguá. “A nossa biblioteca contém a história de todo o município, desde meados de 1500 a 1600, por meio de Nascimento Júnior, Antonio Vieira dos Santos, que foi o primeiro historiador de Paranaguá. Temos base para estudos de qualquer informação histórica, a partir do IHGP são feitos muitos trabalhos de graduação, mestrados, doutorados e teses. A importância do IHGP é vital, daqui o conhecimento sai para o Paraná e o Brasil. Curitiba tem muitas ruas com nomes de parnanguaras, que são aqui guardados e preservados no IHGP. Quem nos procurar pode obter este conhecimento de forma gratuita”, explica.

Mensagem à população e apoio com recursos e voluntariado

“O IHGP tem uma importância fenomenal. Somos todos voluntários. A intenção é obtermos mais recursos, com avanço da questão da utilidade pública, trabalhando também junto às universidades, Rotary, entidades, ONG´s, Senai, Sesc, entidades de economia mista. Estamos procurando este caminho, trazendo atrações para o museu com uma programação ampla, fazendo as pessoas se sentirem em casa, conhecer a nossa história. Temos aqui, por exemplo, um exemplar raro do Pau Brasil, o Pelourinho original da cidade, entre outros itens históricos e únicos”, afirma Luiz Cézar Rodrigues.

Pessoas que pretendem se voluntariar ou exercer outras formas de apoio podem entrar em contato com o IHGP pelos telefones (41) 2152-5381, 98490-0606 ou 3423-2892, bem como pelo e-mail [email protected] . Doações podem ser feitas ao Instituto pelo PIX: 79 62 59 19 00 01 20 .

Arte: IHGP
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress