O projeto Cultura na Estação começa a programação do mês de maio, hoje, sexta-feira, 5, a partir das 20h, na Praça Conceição Zella, em Alexandra, com o espetáculo "Arauto conta… A História de todas as histórias", da Cia Cultural Rainha Maçã, que teve a apresentação adiada no mês passado por conta do mau tempo. A classificação indicativa é livre e a entrada gratuita. Em caso de chuva, a atividade será realizada na Casa de Convivência que está localizada na Rua Antonio Miotto, s/n.º.
A peça se passa nos primórdios dos tempos, quando não existiam as histórias para serem contadas. As crianças pediam para que os mais velhos contassem histórias para entretê-las e diverti-las, mas eles não o podiam fazer, tudo isso porque todas as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, que as guardava em um baú dourado. Vendo a tristeza das crianças Ananse, o tecelão da aldeia, decide conseguir o baú das histórias, porém, ele deve passar por tarefas impostas por Nyame para que ele o entregue, assim Ananse começa uma jornada fantástica para conseguir as histórias do mundo.
"Arauto conta… A História de todas as histórias" surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do discente Breno Oberdan, que utiliza técnicas de contação de histórias, produção de peça infantil e de um livro de lendas disponibilizado pela UFPR.
Em outubro de 2016, a peça foi apresentada no 4.º Festival de Teatro de Pontal do Paraná, onde foi contemplada como 2.º Melhor Espetáculo e também teve indicações de Melhor Ator e Melhor Direção. No mesmo mês foi apresentada no VII FESTPAR (Festival de Teatro de Paranaguá).
O Cultura na Estação é uma iniciativa da Fertilizantes Heringer, com produção e coordenação da Carlos Madia Produções, patrocínio da Multitrans, Rocha Logística, Viação Graciosa, Unimed e apoio da Prefeitura de Paranaguá.
Da Assessoria da Heringer