Na sexta-feira, 17, o prefeito Adriano Ramos recebeu na Prefeitura de Paranaguá, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri. Na reunião, o deputado compartilhou informações de como os secretários da atual gestão poderão obter convênios e firmar parcerias junto ao Governo Estadual. Entre os assuntos abordados estão a construção de uma nova escola em Paranaguá, questões de infraestrutura e patrimônio histórico da cidade, onde foi mencionado o Teatro Rachel Costa, além da compra de novos aparelhos respiradores para atender os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá.
Na ocasião, o Governo Estadual, por meio do deputado Hussein Bakri, destinará 1,7 milhão de reais para a reforma no Teatro Rachel Costa, interditado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) por apresentar falhas graves que comprometem a estrutura do prédio.
“O deputado Hussein Bakri deixou muito claro que ele tem um limite pelo gabinete dele de recursos que podem ser enviados para resolver problemas na cidade, mas o bacana da reunião foi a forma que o deputado conduziu. E as ações que já foram iniciadas nessa reunião, por exemplo, é de conhecimento da imprensa e de toda a população do nosso Teatro Rachel Costa, que por falta de manutenção acabou caindo parte do teto e está com vários problemas estruturais, como problema de vazamento no telhado. Não sei porque colocaram uma lona no telhado, né? Nunca vi disso, mas colocaram uma lona, e o deputado acabou destinando 1 milhão e 700 mil para a reforma do telhado”, disse o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos.
Além disso, está em tramitação junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a compra de cinco novos aparelhos respiradores que serão ofertados à UPA de Paranaguá.
- Teatro Municipal Interditado é o Reflexo de um Legado de Abandono
- Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago se apresentam na programação de shows nacionais em Matinhos e Pontal
Segundo o prefeito Adriano Ramos, a UPA atende atualmente com apenas com 2 aparelhos, o que o prefeito classificou como grave. Ele disse ainda, que o contrato dos aparelhos respiradores venceu e não foi renovado pela gestão anterior.
“Estamos com um problema grave na UPA porque os contratos de respiradores não foram renovados pela gestão anterior e estamos sem respiradores na UPA, o que é algo muito grave. O deputado imediatamente entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, e o secretário de Estado, entendendo a gravidade, estava verificando respiradores e, até com recursos particulares, a compra de cinco respiradores para que a gente possa continuar atendendo de forma emergencial os pacientes na UPA de Paranaguá”, disse Adriano Ramos.
Demandas da Cidade
O deputado Hussein Bakri ressaltou que o prefeito Adriano Ramos está autorizado a escolher junto aos seus secretários as principais demandas da cidade.
“Já apareceu algumas demandas, a reforma do teatro e já falei com o governador Ratinho Júnior, que acabou de autorizar quase 2 milhões de reais. O prefeito vai elaborar com os secretários as principais demandas na educação. Eu já ouvi dizer que tem uma escola nova para fazer aqui”, disse Bakri.
Paranaguá e o Governo Estadual
O deputado expressou o compromisso com a cidade de Paranaguá.
“Essa é uma cidade importante no contexto político do Estado do Paraná e histórico, e eu vou deixar muito recurso aqui. No mês passado, já deixei na saúde quase 2 milhões e vou deixar muitos recursos de emendas minhas. Nós queremos fortalecer a saúde regional, o serviço de saúde oferecidos aqui são poucos. Estamos marcando uma reunião com o secretário Beto Preto onde vamos apresentar as principais demandas do litoral”, salientou.
O prefeito falou ainda sobre a parceria com o governo do Estado:
“O bom é que o deputado (Hussein Bakri) abriu vários caminhos, várias portas para nós junto ao Estado, e ele colocou à disposição para resolver esse problema da cidade. Então foi uma reunião muito produtiva e que todo o secretariado saiu muito satisfeito em poder saber que vamos ter um braço muito forte junto ao governador Ratinho Júnior”, finalizou.