Acontece na quarta-feira, 28, a partir das 18h, na Casa Dacheux (em frente à Catedral), o Fórum Setorial de Música. Trata-se de uma etapa para elaboração e aprovação do Plano Municipal de Cultura. Encontro é uma das etapas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
É nessa etapa que o Poder Público dá à comunidade o direito de opinar sobre quais políticas públicas serão aplicadas na cultura local. Em função dessa importância, os conselheiros estendem o convite para as pessoas envolvidas com as atividades musicais.
O debate envolve as seguintes questões para o desenvolvimento da música em Paranaguá: Coral Municipal, orquestra municipal, estúdio/gravadora, microcrédito para produção cultural, fortalecimento do FEMUL, manutenção dos equipamentos de som e instrumentos musicais públicos, criação do Festival de Música Religiosa, fortalecimento da Escola de Música, Ensino de Música nas Escolas Municipais e atualização das Leis relacionadas à música ao vivo.
De acordo com Wanderlem Silva, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, este encontro é o ponto de partida para eventuais mudanças no setor. “Isso ainda vai longe, leva tempo para fazer tudo o que precisa ser feito até que o Plano de Cultura esteja finalmente sendo aplicado e essa não é a primeira tentativa de tirar isso do papel. Mas esse momento é único na história da nossa cidade, onde o Poder Público (Executivo e Legislativo) e a classe artística estão unidos no mesmo propósito que é a elaboração do Plano de Cultura”, destacou.
Segundo Wanderlem, as reuniões entre os artistas estão ocorrendo para decidir o que é prioridade no setor cultural e quais são as metas de desenvolvimento para a cidade. “A participação de todos (músicos, atores, artistas plásticos) é fundamental, mas toda a comunidade está convidada a participar. Cada segmento cultural tem seu horário definido, lembrando que a dança e a música estão juntas no mesmo fórum, assim como cultura afro acontecerá junto com cultura popular”, finaliza.