Cultura

Fórum setorial de música se reúne hoje

Wanderlem é barítono e atualmente exerce a função de conselheiro de cultura e estende o convite à comunidade, em especial aos músicos

q6vab74t 1584438565

 

Acontece na quarta-feira, 28, a partir das 18h, na Casa Dacheux (em frente à Catedral), o Fórum Setorial de Música. Trata-se de uma etapa para elaboração e aprovação do Plano Municipal de Cultura. Encontro é uma das etapas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.

É nessa etapa que o Poder Público dá à comunidade o direito de opinar sobre quais políticas públicas serão aplicadas na cultura local. Em função dessa importância, os conselheiros estendem o convite para as pessoas envolvidas com as atividades musicais.

O debate envolve as seguintes questões para o desenvolvimento da música em Paranaguá: Coral Municipal, orquestra municipal, estúdio/gravadora, microcrédito para produção cultural, fortalecimento do FEMUL, manutenção dos equipamentos de som e instrumentos musicais públicos, criação do Festival de Música Religiosa, fortalecimento da Escola de Música, Ensino de Música nas Escolas Municipais e atualização das Leis relacionadas à música ao vivo.

De acordo com Wanderlem Silva, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, este encontro é o ponto de partida para eventuais mudanças no setor. “Isso ainda vai longe, leva tempo para fazer tudo o que precisa ser feito até que o Plano de Cultura esteja finalmente sendo aplicado e essa não é a primeira tentativa de tirar isso do papel. Mas esse momento é único na história da nossa cidade, onde o Poder Público (Executivo e Legislativo) e a classe artística estão unidos no mesmo propósito que é a elaboração do Plano de Cultura”, destacou.

Segundo Wanderlem, as reuniões entre os artistas estão ocorrendo para decidir o que é prioridade no setor cultural e quais são as metas de desenvolvimento para a cidade. “A participação de todos (músicos, atores, artistas plásticos) é fundamental, mas toda a comunidade está convidada a participar. Cada segmento cultural tem seu horário definido, lembrando que a dança e a música estão juntas no mesmo fórum, assim como cultura afro acontecerá junto com cultura popular”, finaliza.

Você também poderá gostar

Fórum setorial de música se reúne hoje

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.