Na sexta-feira, 26, às 20h, será realizada, em Paranaguá, a primeira edição da “Sinfonia do Grande Mar Redondo”, idealizada pela Paraná Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). O grupo Filarmônica Orquestra Show, da Orquestra Filarmônica Antoninense, se apresentará em uma balsa iluminada no Rio Itiberê.
O evento é uma das atrações da programação de aniversário de 371 anos de Paranaguá. A audição é resultado de uma parceria entre a Secultur, Governo do Estado, Filarmônica Antoninense e ATG Transportes.
Evento é uma das atrações da programação de aniversário de 371 anos de Paranaguá. (foto: Lincoln Iuri)
A apresentação inicia com a balsa saindo da Capitania dos Portos do Paraná com percurso até o trapiche onde ocorre o embarque para a Ilha do Mel. A ideia inicial é do presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
O presidente da Filarmônica, Renan Gonçalves, explicou que a instituição não possui fins lucrativos, foi fundada em 1975 e hoje é uma escola de música conceituada em todo o Paraná. “Dentro da instituição são dois grupos distintos, a banda sinfônica chamada Basinfa e a Filarmônica Orquestra Show. São aproximadamente 30 músicos, incluindo flauta transversal, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, eufônio, bateria e percussão e alguns eletrônicos como guitarra e contrabaixo”, contou Gonçalves.
O repertório escolhido para a apresentação em Paranaguá deve ser bastante variado. “Vamos buscar atender a todos os públicos, mas sem deixar de lado a qualidade musical. Dessa vez teremos uma surpresa com uma música da banda que será tocada para prestigiar os marinheiros, já que estaremos na companhia deles”, revelou Gonçalves.
“A expectativa é ótima, porque é um evento novo tanto para nós da filarmônica como para toda a comunidade de Paranaguá. Não sei se é um evento inédito no Brasil, mas sem dúvida não é algo comum de acontecer. Esperamos que seja o primeiro de muitos e como é da vontade da Paraná Turismo, que a gente possa ter essas apresentações mensalmente”, destacou Gonçalves.
PROJETO EM PARANAGUÁ
Paranaguá possui um polo da Filarmônica patrocinado pela Cattalini via Projeto de Incentivo à Cultura.“Nós temos agora um polo da filarmônica antoninense em Paranaguá, que fica na região do Rocio, atende em torno de 30 crianças e estamos querendo expandir pouco a pouco para que mais alunos possam ser atendidos em toda Paranaguá para a criação de uma banda sinfônica, coral e orquestra. É uma maneira que nós temos de contribuir com a cultura local e fomentar a música, a prática instrumental de sopro e percussão e fazer com que o espírito de enlevo da cidade de Paranaguá seja exaltado pela irmã Antonina”, ressaltou.