conecte-se conosco

Cultura

Festival de Inverno da UFPR em Antonina retornará com eventos presenciais

Após dois anos virtual, 32.ª edição do festival será realizada em julho

Publicado

em

Foto: Andre Filgueira e Marcos Solivan - ACS/UFPR/Arquivo

Um dos principais eventos artísticos e culturais do Paraná, que movimenta o setor turístico e educacional do litoral, voltará a ser realizado em 2022, entre os dias 16 a 23 de julho, de forma presencial em Antonina. Trata-se da 32.ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que foi feito durante dois anos no modelo virtual, que teve editais de propostas para atividades formativas e artísticas divulgadas pela universidade na quarta-feira, 29. Com o tema “Comunidades caiçaras do Paraná – Tradição, saberes e fazeres”, o evento deste ano celebra a cultura caiçara do litoral paranaense.

“Interessados em se apresentarem em um dos palcos do Festival devem se inscrever, até o dia 4 de abril, preenchendo o formulário presente neste link: https://www.eventbrite.com.br/e/inscricoes-apresentacoes-artistico-culturais-32o-festival-de-inverno-ufpr-tickets-264442242867. Podem participar pessoas jurídicas devidamente constituídas e legalmente habilitadas para as atividades proposta. Os critérios de seleção das propostas podem ser conferidos no edital de apresentações artístico-culturais”, afirma a assessoria da UFPR.

Segundo a universidade pública, o festival contará neste ano com promoção de minicursos, oficinas, workshops e palestras nas áreas de artes cênicas; artes visuais; audiovisual; Carnaval; culinária caiçara; cultura digital e tecnologia; cultura popular; dança; hip hop; música; entre outras. “Para ministrar uma atividade formativa, pessoas jurídicas devidamente constituídas e legalmente habilitadas devem inscrever suas propostas até o dia 25 de abril por meio da ficha de inscrição no link https://bityli.com/voFaU. Os critérios de seleção das propostas podem ser conferidos no edital de atividades formativas”, completa.

Aprendizagem e divulgação da cultura

Editais de propostas para atividades artísticas e formativas foram divulgadas pela UFPR nesta semana (Foto: Andre Filgueira e Marcos Solivan – ACS/UFPR/Arquivo)

Segundo a UFPR, o Festival de Inverno oportuniza um espaço alternativo de aprendizagem, prática, reflexão crítica, apreciação e produção artístico-cultural, numa verdadeira articulação entre ensino, pesquisa e extensão. “Busca, também, formas diferenciadas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico formal, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade, bem como a descoberta e o aprofundamento da dimensão estética, servindo como elo entre as mais variadas áreas artísticas”, acrescenta.

“Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Festival de Inverno da UFPR tornou-se o maior e principal projeto de extensão e cultura da instituição, concretizando diretrizes previstas no Plano Institucional de Cultura por meio de três eixos: atividades formativas (oficinas, workshops e palestras); atividades artístico-culturais (shows, espetáculos, performances e intervenções cênicas); e atividades paralelas (exposições, feira de artesanato e gastronomia, praça com atividades esportivas e infantis, lançamento de livros e outros)”, finaliza a UFPR.

Com informações da UFPR