Desde quarta-feira, 18, acontece em Paranaguá, a 1.ª edição do Festival Curta Paranaguá. É um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Governo Federal, e recebeu inscrições de curtas-metragens nas categorias Ficção, Documentário, Experimental, Animação e Infantil.
- Filme premiado é exibido na abertura do Festival Curta Paranaguá no Teatro Rachel Costa
- Festival Curta Paranaguá exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados
O diretor artístico e idealizador do evento, Márcio Branco, fez uma avaliação prévia do festival de curta-metragem. “O Curta Paranaguá começou muito bem com um público de 400 pessoas presencialmente no Teatro Rachel Costa e 64 pessoas acompanhando a transmissão ao vivo da abertura do festival. Contamos com a presença de cineastas e artistas parnanguaras e dois convidados dos longas: Lista de Desejos para Superagüi, de Pedro Giongo, e a produtora do filme Entrelinhas, de Guto Pasko”, avaliou.
FIM DE SEMANA
Márcio aproveitou para detalhar a programação do fim de semana, que deve movimentar a cidade. “Na sexta-feira, 20, contamos com a presença da atriz e produtora Laura Haddad e do ator Sydnei Correa do filme Casa Izabel. No Sábado dois atores e o diretor Paulo Biscaia do filme A Macabra Biblioteca do Dr. Luchetti. Para o festival é uma honra poder contar com longas-metragens paranaenses premiados em vários festivais do brasil e do exterior”, disse.
“Nossa programação do fim de semana conta com sessão infantil às 14h e mostras competitivas às 16h e 18h, nas categorias ficção, documentário, experimental e animação. E os longas convidados às 20h, todos com entrada gratuita”, concluiu o idealizador do evento.
No domingo, 22, às 20h, terá a cerimônia de encerramento e premiação dos filmes, exibição do documentário realizado pelos alunos da oficina Meu Primeiro Curta e a homenagem ao cineasta Cyro Matoso.
De acordo com os organizadores do evento, estão disponíveis, no site, o podcast com os realizadores dos filmes através do link: http://curtaparanagua.com.br/bom-papo.
HOMENAGEM
O homenageado da primeira edição do Curta Paranaguá – Festival de curtas-metragens é o cineasta amador do litoral paranaense Ciro Matoso, considerado um tesouro cultural de Paranaguá. Ciro Jocelim Matoso faleceu aos 85 anos, em 2019, e deixou uma marca significativa na cena cinematográfica local. Autodidata, descobriu sua paixão pelo cinema na década de 70, produzindo com recursos próprios ou provenientes de vendas de suas obras de arte. Seu primeiro filme, “Aparição da Virgem do Rocio”, em 1975, recebeu prêmio incentivo no Festival Nacional de Super-8, onde concorreu como único paranaense.
“Além de cineasta, Matoso era um talentoso pintor e desenhista, retratando a antiga Paranaguá em suas obras”, destacou o diretor artístico do Festival, Marcio Branco e explicou que o legado do cineasta inclui filmes que mesmo com limitações técnicas capturam a essência da cidade. “Apesar de nunca ter lucrado financeiramente com suas obras, sua paixão e dedicação pelo cinema são inspiradoras. Seu trabalho continuará a brilhar nas telas e nas memórias daqueles que o admiram”, revelou Márcio.
PROGRAMAÇÃO
21 DE SETEMBRO
14h – Mostra infantil aberta ao público
16h e 18h – Mostras competitivas de curtas-metragens
20h – Exibição de longa-metragem convidado
Filme A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti, de Paulo Biscaia com a presença do diretor e atores
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
22 DE SETEMBRO
14h – Mostra infantil aberta ao público
16h e 18h – Mostras competitivas de curtas-metragens
20h – Cerimônia de encerramento, homenagem e premiação dos melhores filmes do Festival
Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Experimental, Melhor Infantil, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Menção Honrosa e Melhor Filme pelo Voto Popular.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://curtaparanagua.com.br.