Cultura
Festival Curta Paranaguá premia os melhores filmes e se destaca como incentivador de produções paranaenses
Evento ocorreu de 18 a 22 de setembro no Teatro Rachel Costa
O Curta Paranaguá – Festival de curtas-metragens divulgou os vencedores em nove categorias na noite de domingo, 22, em Cerimônia de Premiação presencial e on-line no Teatro Rachel Costa, localizado no Centro Histórico de Paranaguá. Entre os premiados, destacam-se produções nacionais e paranaenses.
- Filme premiado é exibido na abertura do Festival Curta Paranaguá no Teatro Rachel Costa
- Festival Curta Paranaguá exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados
O vencedor de melhor curta de Ficção foi Nem todas as Manhãs são Iguais (PB). Na categoria Documentário quem levou o prêmio foi Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (MG). E o Voto Popular foi para o curta Marta Consertadora de Guarda Chuva (SP). As produções com cineastas paranaenses ganharam nas categorias Experimental (Esse Navio Vai Afundar), Infantil (Anacleto, o Balão) e Melhor Roteiro (Dominique), inscrito em NY pelo curitibano e cineasta Guto Barra.
Foram cinco dias de extensa programação com exibição de 56 curtas concorrentes de diversas regiões do país nas categorias ficção, documentário, animação, experimental e infantil. O festival exibiu quatro longas-metragens paranaenses convidados e contou com a presença de diretores e produtores. Ainda fez parte da programação do Curta Paranaguá, sessões Infantis que reuniram cerca de 500 estudantes de escolas públicas de Paranaguá.
O idealizador e diretor artístico do festival, Marcio Branco, disse que a acessibilidade valoriza a inclusão e formação de plateia. “O Curta Paranaguá prezou bastante pela acessibilidade ao evento com ingressos gratuitos, libras nos podcasts veiculados no site do festival (curtaparanagua.com.br) e presencialmente, em todas as aberturas de sessões e uma exibição acessível na semana da inclusão. Recebemos para a sessão infantil a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz e alunos de mais três escolas municipais”, contou.
CELEBRAÇÃO AO CINEMA PARANAENSE
Para Marcio Branco, o festival foi uma celebração ao cinema e as produções locais. Na Cerimônia de Premiação, o Curta Paranaguá fez uma homenagem ao cineasta Cyro Matoso, um desbravador do cinema paranaense. Durante o encerramento, Branco exibiu um vídeo com imagens de storyboards dos filmes de Cyro com uma narração poética de uma carta que o artista escreveu aos amigos.
O curta de homenagem foi realizado por Marcio Branco e Gilmar Massafera em parceria com o Instituto Histórico Geográfico de Paranaguá (IHGP). A cerimônia contou com a presença do filho do cineasta homenageado, Marcos Matoso.
Durante a premiação foi exibido também um curta-metragem sobre o festival realizado pelos participantes da Oficina de Cinema “Meu Primeiro Curta”, ministrada pelo cineasta e documentarista Tiago Nascimento. A oficina ocorreu de 18 a 21 de setembro na Casa Elfrida Lobo.
“A sensação de realizar um festival no litoral foi espetacular”, destacou Branco. O diretor artístico frisou que o projeto do Curta Paranaguá foi se transformando ao longo da produção e tomando uma proporção que ele mesmo não imaginava. “Já estou trabalhando nas próximas edições e quero proporcionar mais atividades participativas para a comunidade e para produtores e realizadores dos filmes. Ainda temos um caminho imenso para desbravar junto às empresas e apoiadores e fazer um trabalho de formação de público”, finalizou.
LISTA DOS VENCEDORES E INDICADOS POR CATEGORIA
DOCUMENTÁRIO
Vencedor – Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz – MG
– Como Combustível para as Máquinas – SP
– Dominique – NY
Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz
Direção Lucas Assunção | MG | 14’58 min | 2024
Sinopse: Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações.
FICÇÃO
Vencedor – Nem todas as Manhãs são Iguais – PB
– Cida tem duas Sílabas – SP
– Deixa – RJ
Nem Todas as Manhãs são Iguais
Direção Fabi Melo | PB | 18’26 min | 2022
Sinopse: Ana e o seu pai Luís retornam à casa da vovó. As lembranças, a dor e a saudade são vivenciadas e questionadas pela garota a partir da sua percepção sobre a vida e a morte.
ANIMAÇÃO
Vencedor – Fios – RJ
– Laguna Plena – PR
– Lagrimar – RN
Fios
Direção Ranny Vidal | RJ | 5´30 min | 2022
Sinopse: Numa manhã qualquer, nosso herói se vê perdendo todo seu cabelo de uma só vez. Por mais que lute, ele acaba tendo que enfrentar a realidade dos fatos e sendo obrigado a mudar seus paradigmas.
EXPERIMENTAL
Vencedor – Esse Navio Vai Afundar – PR
– Fumaça Sonora – SP
– Processo de Desensino ato 2: Caminhos para a Liberdade – CE
Esse Navio Vai Afundar
Direção Luc da Silveira | PR | 6´36 min | 2024
Sinopse: Entre sombras do passado e perturbadores ecos do presente, “Esse navio vai afundar” mergulha na essência aterradora de um matrimônio corroído. Trata-se de um found footage meticulosamente montado a partir de filmes Super 8 de uma cerimônia de casamento dos anos 70. Sob promessas e rituais religiosos, o curta revela, trinta anos antes do divórcio, que o navio estava afundando desde o princípio.
INFANTIL
Vencedor – Anacleto, o Balão – PR
– Sobre Amizades e Bicicletas – PR
– Super-Heróis – DF
Anacleto, o Balão
Direção Carol Sakura e Walkir Fernandes
PR | 12´12 min | 2023
Sinopse: Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festas e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. O balão Anacleto gosta de dar sustos.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
MELHOR DIREÇÃO
Vencedor – Instante (Paola Veiga) – DF
– O Estranho Desaparecimento do Camarada Kuliakov (Lucas Abrahão) – SP
– Ana Rúbia (Dego Baraldi de Lima e Íris Alves Lacerda) – MT
Instante
Direção Paola Veiga | DF | 15 min | 2023
Sinopse: Tem coisas nessa vida que a gente faz porque precisa.
MELHOR ROTEIRO
Vencedor – Dominique – NY
Roteiro: Giovanna Giovanini
– Cida tem duas sílabas – SP – Roteiro: Giovanna Castellari
– Como Combustível para Máquinas – SP – Roteiro: Coletivo Labcinema
Dominique
Direção Guto Barra e Tatiana Issa | NY | 19 min | 2022
Sinopse: Em uma pequena ilha na foz do rio Amazonas, no caminho para visitar a mãe, Dominique relembra sua vida como mulher trans: de uma infância estritamente religiosa até viver com um tio gay conservador, de se mudar para São Paulo e ser obrigada a entrar em uma vida de prostituição e ser vítima de brutalidade policial.
MENÇÃO HONROSA
Como Combustível para Máquinas (Coletivo Labcinema) – SP
Como Combustível Para As Máquinas
Direção coletivo Labcinema Documentário
SP | 14´36 | 2023
Sinopse: Inspirado em “Quarto de Despejo” de Maria Carolina de Jesus e a fome, esse filme traz um cartaz amarelo de supermercado narrando seu mundo, com “clientes” e “mercadorias”. Tudo vai bem até que um grupo de humanos “não-clientes” subverte a lógica vigente.
VOTO POPULAR
Vencedor: Marta Consertadora de Guarda Chuva – SP
Marta Consertadora de Guarda Chuva
Direção Dannyel Leite | SP | 10´53 | 2023
Sinopse: Guarda-chuva quebrado não é mais problema, é só chegar na feira de sábado em Santa Branca – SP e procurar a Dona Marta, consertadora de guarda-chuvas. O filme visa preservar a memória de trabalhos que, aos poucos, estão desaparecendo. A memória de um lugar é extremamente importante para o desenvolvimento da cultura e, principalmente, no registro de experiências significativas de tradições que não podem ser perdidas.
O Curta Paraná é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Governo Federal.
-
Polícia 7 dias atrás
Rapaz é executado a tiros dentro do seu veículo em Paranaguá
-
Polícia 7 dias atrás
Polícia Civil de Morretes prende porteiro de escola acusado de aliciamento de criança de cunho sexual
-
Polícia 6 dias atrás
Homem é preso em flagrante após jogar gasolina e atear fogo na esposa em Pontal do Paraná