A Festa Literária de Paranaguá (Flipa) teve início na segunda-feira, 24, e se estende até o domingo, 30. Com ampla programação, as atrações organizadas para a Flipa atendem a todos os públicos com oficinas, palestras, mostra de poesia e shows. A semana será encerrada com um cortejo poético.
A profissional convidada pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), para trabalhar na curadoria da Festa, foi Tatjane Garcia. Segundo ela, eventos como este na cidade incentivam o gosto pela literatura. “Este ano, o tema escolhido foi Cidade Leitora, visando a criar essa aproximação. Por meio da literatura e da poesia, o objetivo é despertar o olhar de volta para a cidade e se envolver poeticamente, porque o dia a dia é muito duro e a gente tende a perder essa sensibilidade”, contou.
No domingo, um cortejo poético literário marcará o encerramento da Festa Literária. “Vamos para as ruas para distribuir poesias. Vamos sair do Teatro Rachel Costa e vamos até a feira da Rua da Praia e, ao meio-dia, haverá um show com poemas musicados de vários poetas do Paraná”, disse Tatjane.
PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO
A curadora ainda analisou a participação dos moradores no litoral em eventos que envolvem arte e cultura. “Paranaguá tem muitos poetas, muitos escritores, mas talvez ainda não saiba desses talentos. Quando a Fundação de Cultura convida e incentiva, essas pessoas aparecem”, diz.
“Hoje pela manhã teremos uma oficina para construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com Rosália Guedes, que irá nos mostrar como fazer com que o Poder Público e a sociedade civil possam se unir e ter um plano e pensar a literatura como política pública”, citou a curadora.
Confira a programação para os próximos dias:
27/10 (quinta-feira)
10h – A cidade maravilhosa, além da paisagem – palestra com Lucienne Lautenschlager
Local: Biblioteca Pública Mário Lobo
17h – Flash mob Leituras (intervenção com grande número de leitores)
Local: Aeroparque
14h – Leitura – um gesto de libertação, bate-papo com Paulo Venturelli
Local: Biblioteca Pública Mário Lobo
19h – O leitor e a literatura, bate-papo com Marina Colasanti (RJ), com mediação de Cátia Toledo
Local: Biblioteca Pública Mário Lobo
28/10 (sexta-feira)
15h – Poesia e outras mídias, com Adriano Esturillho e Ricardo Pozzo criadores do projeto Pássaros Ruins, com mediação de Marcelo Sandmann
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá – MAE
19h – Bate-papo com Roberto Nicolatto (PR) e lançamento do livro “Do outro lado da rua”
Local: UNESPAR