Cultura

Festa do Fandango ressalta o potencial da cultura caiçara

Nos dias de evento, grupos locais reivindicaram a implantação da Casa do Fandango

getjjhd5 1584462543

Durante três dias, Paranaguá, mais precisamente a Ilha dos Valadares, tornou-se o foco das atenções da cultura popular, em virtude da realização da 8.ª Festa do Fandango, a qual foi marcada pela participação maciça da comunidade local e também de visitantes de diversas cidades.

Pesquisadores, folcloristas, universitários e pessoas interessadas em cultura popular marcaram presença no evento realizado pela Associação Mandicuera, juntamente com o Grupo Folclórico Mestre Romão,  de Paranaguá. A programação contou com exposição, lançamento musical, oficinas, bailes e debates.

“Os grupos que vieram de fora saíram de Paranaguá com uma ótima impressão. Concentramos os almoços e jantares aqui e o povo se sentiu em casa. Ganharam instrumentos de fandango, camisetas e CD. Mas não foi só isso, Debatemos políticas culturais que estavam nas pautas da comissão provisória de salvaguarda e da comissão nacional do povo caiçara,  debatemos políticas e o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores tiveram a oportunidade de ver o potencial de todo o universo caiçara para o turismo e cultura”, aponta Aorelio Domingues, da Associação Mandicuera.

 

1(29)
Grupos animaram os bailes de Fandango

 

Durante o evento, foram feitas algumas reivindicações ao prefeito Marcelo Roque, uma delas referente ao estudo e implantação da Casa do Fandango no local onde se localiza o Mercado do Peixe da ilha, na cabeceira da ponte. Aorelio ainda destaca que, no geral, a festa foi extremamente produtiva. “O povo da ilha compareceu e muitos estudantes universitários também. Neste ano, a festa contou com a presença de um púbico jovem”, define Aorelio.

Para Luis Carlos Aguiar Junior, do Grupo Mestre Romão, o ápice da festa foi a entrega dos instrumentos e lançamento do CD do mestre Aorelio, juntamente com a apresentação das crianças do novo grupo do mestre Eugênio composto, em sua grande maioria, por seus bisnetos, o que emocionou muitas pessoas.

 

 

 

Fotos: Ivan Ivanovick

Você também poderá gostar

Festa do Fandango ressalta o potencial da cultura caiçara

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.