Na quinta-feira, 8, das 12h às 21h, acontece mais uma edição da Feira do Artesão no Sindicato dos Bancários de Paranaguá. Segundo a coordenadora do evento, Sandra Cancella, desde a sua primeira edição em julho o evento já cresceu e passou de 15 expositores para 22, com foco na valorização e exposição do trabalho de artistas e artesãos de Paranaguá e do litoral, incentivando a comercialização dos produtos, bem como colaborando com a economia e com o turismo da região. Neste final de ano, o evento também terá um foco social, angariando produtos para a fabricação de bonecas de pano e "joguinhos da velha" para presentear crianças carentes no Natal de 2018.
Objetivo é mostrar os trabalhos dos parnanguaras
"A primeira edição foi feita em julho e teve início às 16h até às 21h, mas a população que prestigiou pediu se poderíamos ampliar o horário ou aumentar os dias do evento, sendo que nesta edição aumentamos o tempo de exposição das 12h até às 21h para dar mais tempo de todos prestigiarem. Na primeira edição tivemos 15 expositores e agora teremos 22 artistas no evento, ou seja, a feira já cresceu bastante e seguirá evoluindo", afirma a coordenadora Sandra.
Segundo ela, outro objetivo é a ação social para crianças carentes de Paranaguá, com a produção de bonecos de pano e joguinhos de tabuleiro para meninas e meninos. "A gente pede para que as pessoas nos doem material como tecido, fitas, enchimento para bonecas, EVA, e as pessoas que querem participar podem vir conosco em uma tarde ajudar na confecção. A soma de esforços pelo bem é sempre positiva e a pessoa também pode aprender artesanato com isso", complementa Sandra.
22 artistas e artesãos de Paranaguá irão expor suas obras de arte para a população parnanguara
ARTE LOCAL EXPOSTA PARA POPULAÇÃO
"Serão expostos itens como sublimação nas camisetas, as naninhas que a meninada adora, trabalhos em MDF, amigurumi, bonecas de pano, biscuit, crochê, bolsas, vidros com santos, feltros, enfim, uma variedade de produtos, incluindo os natalinos, que serão um dos focos do evento", explica Sandra, ressaltando que o evento também é uma forma de valorizar a cultura e a produção artesanal parnanguara. "Isto é muito bom, tem muita gente que não consegue expor os seus produtos e consegue na feira, já aconteceu no outro evento de empresas encomendarem lembranças para final de ano de nossos expositores, o que é muito positivo", explica, ressaltando que um dos objetivos da atração é justamente tirar muitas vezes a produção artesanal que fica só dentro de casa para ser exposta à população e em prol da divulgação do trabalho e obtenção de renda.
"Convidamos toda a população parnanguara e do litoral a nos visitar. A entrada é franca e estaremos de portas abertas das 12h até às 21h, na Rua Xavier da Silva, 80, no Sindicato dos Bancários. Gostaríamos da presença de todos e quem quiser colaborar conosco neste trabalho de ação social no Natal que venha conversar com a gente para realizarmos este trabalho tão importante", finaliza Sandra.
SERVIÇO
FEIRA DO ARTESÃO
Local: Sindicato dos Bancários de Paranaguá
Endereço: Rua Xavier da Silva, n.º 80, bairro Tuiuti
Horário: 12h às 21h
Entrada gratuita