A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá realiza, neste sábado, 1.º de abril, a Feira de Páscoa, das 8h às 12h30. Vários produtores locais estarão na Casa Monsenhor Celso comercializando chocolates e artesanatos em alusão à data.
A Biblioteca Mario Lobo estará aberta com recreação para as crianças durante o período de duração da feira. O grupo Choro Regional Caiçara também se apresentará durante o evento.
“Além da feira de artesanato que acontece todo sábado ao lado da Catedral, a gente tem os convidados que fazem chocolate artesanal. Terá peças exclusivas da páscoa, também teremos chorinho e a biblioteca estará aberta com atividades para as crianças”, contou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Angela Plahtyn.
A Feira de Páscoa já foi realizada no ano passado e, neste ano, os artesãos solicitaram que ela fosse novamente realizada. “Na semana passada tivemos uma movimentação bem bacana, os artesãos ficaram com vontade de retornar, por isso, faremos novamente. Estamos a uma semana da Páscoa, então dá tempo de fazer as compras e garantir as lembranças. São mais de 20 expositores”, salientou Maria.
Segundo a secretária, o município tem muitos artesãos e essa é uma área que a pasta tem explorado. “Tanto através das feiras como no Mercado do Artesanato, que a gente deu uma potencializada, o espaço ficou muito tempo sem assistência do poder público e agora conseguimos ofertar cursos para potencializar o atendimento ao público”, disse Maria.
Marca turística
Nessa parceria com os artesãos da cidade, Paranaguá agora tem sua marca turística para ser aplicada nos produtos. “Fizemos esse processo para que os nossos artesãos soubessem lidar com essa marca e trazê-la para as confecções para criar uma identidade para o turismo na cidade de Paranaguá. Temos o Manual da Marca no nosso site, todo mundo pode acessar, quem quiser produzir camiseta de Paranaguá, panos, canecas. Os artesãos conseguiram fazer o refinamento desse artesanato, criar novos produtos e isso tem sido muito positivo tanto para eles como para o turismo da cidade”, afirmou Maria.