Na quinta-feira, 7, acontece a Feira da Lua no bairro do Rocio, das 17h às 23h. Esta é a primeira vez que o bairro recebe a edição itinerante do evento que percorre um local diferente da cidade todas as quintas-feiras.
A Feira Itinerante é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, com o objetivo de movimentar pontos distintos do município, levando artesanato e gastronomia. Somente nos últimos dois meses, a Feira percorreu o Conjunto Nilson Neves, Vila do Povo, Alexandra e Vila Guarani, sempre marcada por grande participação popular.
A realização da Feira da Lua no Rocio foi um pedido da comunidade, como um plano de revitalização do bairro, para que haja movimentação em diferentes épocas do ano. O padre Joaquim Parron, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, recebeu a notícia com alegria e parabenizou as autoridades pela iniciativa.
COMUNIDADE ATENDIDA
Para o morador Cleverson Vecchione, a comunidade está agradecida pela atividade, pois a Feira é uma importante ação cultural.
“Esse é um desejo antigo dos moradores, movimentar o bairro do Rocio e otimizar o espaço e estrutura do santuário para além do mês de novembro, quando a igreja promove a festa em louvor à Padroeira do Estado. É triste para nós que moramos aqui ouvirmos comentários do tipo ‘depois da festa do Rocio o bairro morre’ ou então ‘que desperdício esse espaço tão lindo abandonado na maior parte do ano’. Sendo assim aproveitei o encerramento da festa e criei uma postagem no Facebook em um grupo de reclamações solicitando a feira no bairro. A repercussão foi tamanha que os próprios membros passaram a se mobilizar junto às autoridades para que a ideia se tornasse realidade. Enfim graças a toda essa mobilização e boa vontade das autoridades, a Feira terá a sua primeira edição no bairro”, apontou.
Ângelo ressalta que a Feira da Lua já faz parte da rotina dos parnanguaras
O comerciante Ângelo Uyetaqui, o qual atua na feira oferecendo a culinária oriental, ressaltou que a Feira da Lua vem sendo prestigiada pelos parnanguaras, seja na terça-feira na Praça dos Leões como na quinta-feira sempre em um bairro diferente. “A ideia de levar a feira até os bairros tem aproximado mais a comunidade dos comerciantes. E com isso todos ganham, como podemos observar muitos parnanguaras solicitando a presença da feira itinerante mais perto de sua casa”, destacou.