Carnaval Cultura

Fandango e marchinhas resgatam tradições em Paranaguá

Grupos animarão a programação no Mercado do Café

nhvt1rwk 1584472152

A programação do Carnaval de Paranaguá apresenta um diferencial voltado para a diversão em família. São as tradicionais marchinhas e os bailes de Fandango, que buscam manter a tradição da folia de momo na cidade.

Conhecida por ter um dos carnavais mais animados do Paraná, Paranaguá abriu a programação no último domingo, 18, realizando o tradicional Banho de Mar a Fantasia. A programação segue durante a semana com o resgate das marchinhas na Praça Fernando Amaro, até o dia 24 de fevereiro, das 18h30 às 21h.

 

2%20 %20Grupo%20Mandicuera%20estar%C3%A1%20presente%20comandando%20a%20folia
Grupo Mandicuera estará presente comandando a folia

 

De acordo com os organizadores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), o objetivo é não deixar morrer a tradição levando as famílias para a praça relembrando os antigos carnavais. O som fica por conta dos músicos Nilce Ribeiro e Humberto Pioli, os quais preparam um repertório voltado para as músicas de Carnaval para colocar a população antecipadamente em clima carnavalesco.

 

Foto%203 (7)
Mercado do Café é um dos roteiros do Carnaval no litoral

 

No sábado e domingo, dias 25 e 26, a festividade conta também com bailes de Fandango no Mercado do Café.  Os grupos locais, como Mandicuera, Pés de Ouro, Mestre Romão e Brasilio, estarão juntos animando o baile que não tem hora para acabar.

 

HISTÓRIA

Segundo os pesquisadores que atuam nos grupos de Fandango, esse tipo de folia faz parte da história carnavalesca parnanguara, quando se batia o Fandango por quatro noites durante o período de Carnaval comendo o barreado.

 

DESFILES

Além dessas programações paralelas, o Carnaval conta com desfile de escolas de samba na segunda e terça-feira, 27 e 28, blocos de sujo no domingo, 26 e Carnaval de Rua na Praça Mário Roque no sábado, 25.

Você também poderá gostar

Fandango e marchinhas resgatam tradições em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.