O Centro de Letras Leôncio Correia promove a exposição “Frida Khalo, by Lucy Reina Orquiza”. A mostra será aberta na terça-feira, 4, às 19h30, em Paranaguá. A artista plástica acabou de concluir o trabalho e traz à cidade de forma inédita o resultado da inspiração na pintora mexicana Frida Khalo. O público poderá conhecer a exposição na Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico, até o dia 14 de julho.
A iniciativa tem parceria da Prefeitura de Paranaguá, Interact, Rotary Paranaguá Rocio, Paranaguá Criativa e apoio da Folha do Litoral News.
De acordo com o diretor do Centro de Letras, Ivan Lapolli, a abertura da exposição contará com a palestra do professor José Roberto Orquiza. “Ele falará um pouco sobre Frida Khalo e depois a exposição ficará aberta ao público”, destacou o diretor.
Lapolli enfatizou ainda, que Paranaguá recebe com ineditismo a exposição, que já está programada para percorrer diversas cidades do Paraná e de outros Estados. “A artista é extremamente criativa e pop, tem renomado talento e é reconhecida em todo o Estado. A Lucy Reina estava concluindo um trabalho que fez sobre a Frida e Paranaguá terá o privilégio de ser a primeira cidade a receber a exposição”, relatou.
Frida Khalo pintou sua vida, amores e desamores, decepções, dramas, conflitos e ruínas
O interesse em trazer o trabalho partiu do Centro de Letras, após acompanhar as obras da artista plástica Lucy Reina. “Ela já fez um trabalho na Rua da Praia que ficou espetacular, nos chamou a atenção o interesse pelo litoral e fomos atrás. Esta exposição está sendo discutida com ela há quase um ano, enquanto ainda estava preparando”, destacou Lapolli.
CONVITE
O diretor do Centro de Letras concluiu fazendo um convite a toda a comunidade do litoral, ressaltando a sua expectativa para a abertura. “O Centro de Letras, Rotary, Interact e Paranaguá Criativa convidam toda a população para conhecer a exposição. De antemão, julgamos que será um sucesso de público, pela importância da artista e da personagem retratada que é a Frida Khalo. É totalmente gratuita”, frisou.
Na entrada da exposição haverá uma caixa para que os participantes possam depositar agasalhos e cobertores para doação. Todo o conteúdo será destinado à população carente pelo Interact e Rotaract.
A EXPOSIÇÃO
A exposição abrange três dimensões: a coleção Frida in Boxes, que consiste em um ready-made, nome dado ao artefato que é tirado de seu contexto original e exibido como objeto de arte. A segunda é a coleção Aparências, com 12 telas no estilo de Frida e a terceira uma escultura do sofrimento da artista.
O desafio é construir uma ponte entre o espectador, a obra da pintora mexicana e a manifestação artística de Lucy Reina. Isso exige um clima de reverência, surpresa, descoberta, encantamento e provocação, assim como a vida de Frida. Imagina-se a capacidade de conduzir o espectador através de uma viagem dentro do mundo particular da pintora frente ao tempo.