Na quinta-feira, 24, às 19h, será aberta em Paranaguá, na Casa de Cultura Monsenhor Celso, a exposição coletiva “Benditas todas as mãos” que contam com obras que trazem elementos culturais e artísticos de Paranaguá e do litoral do Paraná por meio de acerto de quatro artistas locais. A partir da sexta-feira, 25, até 22 de setembro de 2023, a exposição estará aberta ao público no local que fica em frente à Catedral de Paranaguá de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 10h às 12h. A viabilização da exposição foi promovida por intermédio do chamamento público da Prefeitura de Paranaguá para ocupação do espaço cultural da Casa Monsenhor Celso.
Giovanni Negromonte , o “Gio Negromonte”, advogado e um dos artistas que irá expor na exposição coletiva, explica que o evento cultural traz “diversas abordagens e técnicas, com pinturas clássicas e expressionistas, instalações, obras em cerâmica, entre outras formas de linguagem que se adequam a diversidade conceitual dos artistas”, completa. “A temática da exposição aborda todo o universo da cultura caiçara e da cidade de Paranaguá em geral, além de apresentar obras que tratam sobre a importância de outras culturas ao redor do mundo”, ressalta.
“A realização de exposições artísticas em espaços públicos se mostra necessária para fomentar a criação de um público de arte na cidade, fazendo com que a população volte a ter contato com produções artísticas locais e também passe consumir cada vez mais dos produtos culturais da cidade, como teatros, casas de cultura, festivais, entre outras formas de consumo de produções artísticas em geral”, explica Negromonte.
Para o artista, a ocupação e fruição de espaços públicos como a Casa Monsenhor Celso para produções artísticas e exposições “é essencial para o fortalecimento da cultura local que, por intermédio das produções artísticas, faz com que a população passe a compreender e valorizar cada vez mais as características da cidade de Paranaguá”, detalha. “Para os artistas, a utilização desses espaços é muito importante para divulgação dos trabalhos e também para o fomento de toda cadeia produtiva local, incentivando com que outros artistas participem e ocupem os espaços destinados para as produções culturais”, acrescenta.
“O grupo vem convidar toda à população parnanguara a prestigiar a retomada das exposições na Casa Monsenhor Celso, espaço de grande importância para a história das artes no nosso município uma vez que o local sempre foi considerado como a ‘casa dos artistas parnanguaras’. Contamos com a presença de todos para a abertura no dia 24/08/2023 às 19:00 na na Casa de Cultura Monsenhor Celso”, finaliza Gio Negromonte.