Connect with us

Cultura

Escritora conta como é possível publicar um livro de forma independente

Kátia ressalta que foi uma experiência maravilhosa que se concretizou ao longo do tempo

Publicado

em

A escritora Kátia Muniz teve seu projeto aprovado no programa on-line “Cultura na Rede”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. No vídeo de 43 minutos, ela aborda sobre sua trajetória literária e como foi o processo de publicação de seu livro.

O vídeo, dirigido por Tiago Nascimento, mostra em forma de entrevista um bate-papo com a escritora Kátia Muniz. “O interessante da crônica, quando publicada em livro, é que o leitor pode escolher aleatoriamente qual texto quer ler. A crônica não tem uma sequência. Sua estrutura contém começo, meio e fim dentro de um único texto”, conta. 

A escritora cita nomes como: Machado de Assis, Clarice Lispector e outros grandes cronistas, enfatizando que a crônica não é um gênero menor. Na primeira parte do vídeo, Kátia explica sobre o papel do cronista e cita a frase “Ser cronista é colocar a vida em palavras escritas”.

Ela conta ainda como descobriu a vocação, sobre a experiência de ter uma coluna em jornal, os fatores que estimulam o ato de escrever e as inspirações. Na segunda parte do vídeo, Kátia Muniz fala sobre como foi publicar um livro.

“Uma experiência maravilhosa, que foi se concretizando ao longo do tempo. Trata-se de uma publicação independente que passou por vários processos. O livro ‘Gavetas não sabem ler’ é resultado de crônicas sobre o cotidiano”, ressalta.

A escritora explica o passo a passo de uma publicação independente e comenta, por exemplo, sobre os leitores beta, que são as primeiras pessoas que leem o rascunho da obra e fornecem retornos sobre as sensações que a escrita causou.

Sobre a importância da revisão, ela cita: “Na hora da escrita, o autor está tão focado nas ideias, que pode suprimir vírgulas ou fazer concordâncias inadequadas. O bom revisor já traz um olhar treinado para encontrar os erros em um texto”. A diagramação e demais etapas para a conclusão da obra também são destacadas no vídeo.