Um dos principais cartões-postais de Paranaguá, a Rua da Praia, voltará a sediar os desfiles das escolas de samba após quatro anos. A decisão foi tomada em comum acordo entre prefeitura e Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP), em reunião realizada esta semana.
Com isso, toda a Praça Mário Roque (antiga Praça 29 de Julho) será destinada à festividade com espaço para vendedores ambulantes, arquibancadas e toda a infraestrutura que torna o Carnaval de Paranaguá reconhecido a nível estadual. Pelo fato de não ter havido desfile em 2016, as agremiações já estão com a metade dos trabalhos prontos para o desfile deste ano, com muitas fantasias acabadas e enredos definidos.
Julio Cesar Mariano, presidente da AESP, ressalta a necessidade da prestação de contas do dinheiro público
Uma das novidades anunciadas foi em relação à mudança dos dias de desfile. As agremiações neste ano não se apresentarão mais aos sábados e domingos, como sempre ocorreu, e sim na segunda e terça-feira. A alteração, segundo Julio Cezar Mariano, presidente da AESP, é para diferenciar dos desfiles realizados em Antonina e Curitiba que são realizados sábado e domingo. “Dessa forma, as três cidades se integram como já vem acontecendo há alguns anos, pois as escolas de Paranaguá desfilam em Curitiba e Antonina e vice-versa”, destaca.
Um detalhe que chamou a atenção de Mariano durante a reunião foi o fato de três escolas de samba terem votado a favor do desfile com camisetas e outras três votaram pelo desfile com fantasia. “Houve um impasse e o voto de minerva foi o meu e, com isso, o desfile será como manda a tradição, com fantasias e competitivo. Cada escola recebeu R$ 50 mil em dezembro de 2015 e precisam prestar conta dessa verba junto ao público, para que haja transparência na aplicação do dinheiro”, explica.
Mariano enfatiza, ainda, que há dois anos seguidos as escolas de samba não dão despesas aos cofres públicos. Tanto neste ano como em 2016, a prefeitura não precisou repassar verbas em função dos adiamentos dos desfiles que ocorreram nos últimos meses.
ORDEM DOS DESFILES
O desfile será aberto na segunda-feira, 27 de fevereiro, às 22h, com a Escola de Samba Filhos do Cartolas, e na sequência entrarão na avenida Leão da Estradinha, Ponta do Caju e Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa. O desfile continua na terça-feira, 28, iniciando, às 22h30, com a Escola de Samba Filhos da Gaviões, na sequência Acadêmicos do Litoral e União da Ilha dos Valadares.
Foto: Arquivo