A partir da terça-feira, 18, a entrada do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Paranaguá, voltará a ser feita pela rua XV de Novembro, n.º 575, no Centro Histórico. A edificação, que conta com cerca de 270 anos de história, está passando por pintura externa por meio de recurso destinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.
“Em junho do ano passado, recebemos uma verba da CNPq, órgão vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), para a troca das exposições, das vitrines, substituição do elevador que estava impossibilitado o uso. Após a realização do orçamento para esses ajustes, sobrou dinheiro e esse valor foi revertido para a troca de ar-condicionado do prédio e portaria, assim como a pintura da fachada do museu”, afirma o responsável pela manutenção do museu, José Miquelino.
Além disso, novos projetos para restauro do MAE estão em andamento. Miquelino destaca que a partir de junho deste ano serão feitas outras melhorias estruturais no prédio, incluindo pintura interna, assim como limpeza da parede de pedras para retirada de mofo e umidade. “Esses valores são enviados pelo Governo Federal, nisso o CNPq administra essas verbas, por exemplo, para esta revitalização da pintura, isso é verba de custeio, em outros momentos vem verbas de infraestrutura, utilizada na substituição do elevador”, detalha.
A estrutura utilizada para a pintura, que conta com equipamentos, escadas, plataformas e andaimes, entre outros itens utilizados na revitalização da pintura, foram doados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
![Entrada do MAE volta a ser na Rua XV de Novembro, em Paranaguá 2 2 museu em paranagua](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2-museu-em-paranagua-1024x683.webp)
Colabore MAE
Além do envio de recursos do Governo Federal, moradores e turistas podem colaborar com a preservação do MAE, que é um alicerce da cultura e história de Paranaguá e do Paraná, algo que poderá ser feito através de um novo projeto que será implementado no museu. “Logo os cidadãos da cidade de Paranaguá e turistas, poderão contribuir para que nós mantenhamos sempre esse local em excelente estado de manutenção, pois lá na portaria a Universidade Federal do Paraná criou uma conta para a captação de recursos. Acredito que dentro de duas ou três semanas, estará disponível para a população”, afirma José Miquelino.
Os interessados em ajudar o MAE, poderão encontrar um QR Code na entrada superior do museu. Esse código direciona para a conta criada para o projeto “Colabore MAE”, onde é possível realizar a doação.