Foto: Comissão de Carnaval do Acadêmicos está trabalhando para mostrar a colonização parnanguara
Cancelado em 2016 e adiado por três vezes ao longo do ano, o Carnaval de Paranaguá finalmente vai acontecer, colocando em prática enredos que foram projetados em 2015. Os desfiles serão realizados na segunda e terça-feira de Carnaval na Rua da Praia.
Os ensaios das baterias das agremiações carnavalescas iniciaram e vêm reunindo um público significativo em torno dos sambas de enredo nas próprias comunidades. Na Vila Cruzeiro, sede do Acadêmicos do Litoral, um carro de som comandou os ensaios no último fim de semana.
Na União da Ilha, os ensaios estão indo em ritmo acelerado. Iniciaram na primeira semana de janeiro sob o comando de Luciano Mocambo e estão reunindo cerca de 50 ritmistas. “Estamos mantendo sempre uma postura que eu costumo falar para todos os ritmistas. A bateria é respeitada hoje entre as nossas coirmãs, porque sempre damos o respeito, vamos dar o melhor da gente. Temos união, temos vontade de aprender, temos disciplina e vontade de vencer”, destaca Mocambo.
Foto: Luciano conduz os ensaios da bateria na União da Ilha
ENREDOS
As escolas de samba estão realizando ensaios de bateria para que tudo saia dentro do planejado, garantindo boas notas e entrosamento. A Escola de Samba Filhos do Cartolas fará uma homenagem ao vice-presidente Josué Gomes, o qual faleceu em novembro de 2016.
As demais agremiações seguem com os temas que seriam colocados em prática em fevereiro de 2016. A Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa tem como enredo a Liga da Justiça, mostrando de forma cômica que os super-heróis estão protegendo Paranaguá.
A Unidos da Ponta do Caju fará uma homenagem ao cineasta Ciro Matoso. A Escola vai contar um pouco sobre a trajetória do artista parnanguara no mundo do cinema, destacando algumas de suas produções que chegaram a ser premiadas a nível nacional na época do Super8mm.
A Escola de Samba Leão da Estradinha vai mostrar o barreado como prato típico que atrai o turista e valoriza a cultura regional. O enredo “Barreado nosso de cada dia” está pronto e promete muitas novidades através do trabalho criativo do carnavalesco Mágico Junior.
Foto: Mágico Junior está fechando os últimos destaques para carros alegóricos
A Filhos da Gaviões vai fazer uma homenagem à cantora Clara Nunes, ressaltando um pouco de seus trabalhos. A agremiação presidida por Claudio Apiacas, sediada no Jardim Guaraituba, traz como enredo: “Num Ayê de emoções, surge Clara… Claridade aos braços da Gaviões. Salve a Deusa… Salve o Samba”.
O Acadêmicos do Litoral Paranaense vai falar sobre a colonização de Paranaguá e seus valores culturais. O enredo é “Em busca de ouro nas terras dos índios Carijós”, o qual está pronto desde janeiro e vai trazer a história da cidade através de cores e personagens que marcaram o povoamento.
A União da Ilha, campeã de 2015, traz como enredo a Ilha da Magia, contando sobre as belezas e valores que existem na Ilha dos Valadares. O tema reforça a Ilha como berço de muitas tradições como fandango, barreado e outros costumes.