Aluno da Universidade Estadual do Paraná / Escola de Música e Belas Artes do Paraná – UNESPAR/EMBAP, Daniel Conrade apresenta na terça-feira, 30, às 18h, no Auditório da instituição, em Curitiba, uma palestra sobre a arte Guarani-Mbyá de Guaraqueçaba, mostrando um registro do processo de criação da escultura da aldeia Kuaray Guata Porã (Caminho Bonito do Sol). Trabalho realizado na comunidade indígena no município de Guaraqueçaba.
Na sua pesquisa, Conrade aborda todas as etapas de produção, desde a coleta da madeira caixeta e demais materiais ofertados pela natureza até a sua conclusão. Trata-se de um registro completo da confecção, mostrando os detalhes e ferramentas usadas na criação escultórica, oriunda da tradição oral Guarani-Mbyá.
O livro que resultou da pesquisa, realizado através da Lei Rouanet, retrata não somente o registro, mas tece uma relação das visões de mundo e das artes indígenas com a arte contemporânea, apontando onde elas se encontram e dialogam plenamente e onde seguem por caminhos diferentes.
O resultado remete propositadamente a uma linguagem de literatura de viagem que aborda a poética guarani. Mostra não somente um registro físico, mas a relação desta aldeia e de seus moradores com a natureza, seus deuses, suas crenças e a forma como essas crenças estão enraizadas em sua produção artística. O evento é aberto ao público em geral.