No último dia 8 de setembro, Elton Gustavo Alves Batista, 28 anos, que é advogado autônomo e escritor nascido em Paranaguá, lançou pela editora Crystal Books o livro “Torre de Fogo”, obra que mescla magia, ação, política, seres extraordinários e linha envolvente e complexa de leitura. Com narrativa de fantasia e histórias que flertam com a realidade humana, o livro é influenciado por J.R.R Tolkien e George Martin, autores de histórias conhecidas como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones.
Elton Alves nasceu, estudou e se formou em Direito em Paranaguá, mas sempre teve interesse em histórias de fantasia e jogos. Atualmente ele reside em Curitiba. “Quando saí da escola queria seguir carreira de game designer, porém, na época, era algo ainda novo, tanto que as opções de faculdade eram bem limitadas e eu deveria me mudar do Paraná se quisesse entrar em alguma. A intenção em criar jogos era extravasar minha criatividade, construir mundos, personagens e histórias. Como não pude prestar tal graduação, acabei entrando para a área do direito, sou advogado desde 2016. Mesmo advogando, adquiri alguns cursos para ver se ainda estaria apto para me aventurar como designer, mas percebi que a área de exatas tinha se distanciado muito de mim”, detalha.
De acordo com o autor, o “estopim” para começar a escrever a obra ocorreu há cerca de três anos. “Em 2018, um grande amigo e antigo professor de direito penal, Aknaton Toczek, me apresentou um conto que estava escrevendo sobre um viking na era moderna e, ao me encantar com a leitura, pensei: se eu não posso criar um mundo virtual, talvez eu possa criar um através de algo que eu domino: a escrita”, destaca, ressaltando que no primeiro dia, no intervalo do seu trabalho antigo, ele escreveu 30 páginas de forma livre, estilo que ele utilizou até a metade da obra. “No começo eu não tinha ideia do que escrever e pra onde estava indo, mas foi tudo fluindo e acontecendo até tomar uma grande proporção. Minhas influências são variadas, mas todas dentro do gênero: Tolkien, Martin, Sapkowski, Gaiman, além disso jogos como Warcraft, D&D”, acrescenta.
Processo de criação
“O livro começou a ser escrito em 2018 e foi finalizado no final de 2019, para um concurso da Darkside Books. Porém, coisas foram alteradas e o texto foi mais polido, sendo finalizado oficialmente agora em agosto. Apesar de existirem muitos personagens na obra, não houve inspiração na criação deles em pessoas e/ou conhecidos, assim como o continente onde a história se passa, todavia, as raças citadas estão presentes em várias outras obras da literatura fantástica, como orcs, elfos e trolls”, detalha.
A escrita foi algo para ele definido como interessante e complexo. “A história não passa em apenas uma linha temporal ou em ordem cronológica, somando isso a uma escrita livre, virou um grande quebra-cabeças, cuja a intenção é fazer com que o leitor fique preso nele e vá interligando os acontecimentos”, explica.
De acordo com Elton Alves, o primeiro livro, sob múltiplas perspectivas, narra a história de um grupo rebelde que tenta enfraquecer um reino que governa apenas para os nobres. “Em que pese o bom intuito, os integrantes do grupo, para alcançar esse objetivo, utilizam de métodos questionáveis. A intenção da obra era quebrar aquele dito de que a mesma história vem sendo contada há séculos, somente mudando o herói, um detalhe aqui e outro ali. Sei que pode parecer algo grande para um primeiro livro de um autor novato, mas creio que valeu a pena o risco, independentemente de conseguir me desvencilhar disso ou não”, afirma Elton.
“O leitor pode esperar por uma história dinâmica, que flui bem e que intriga, além de algo mais trazido para realidade (mesmo possuindo uma narrativa fantástica). As impressões dos beta readers (leitores da obra antes dela estar finalizada) foram muito positivas, então acredito que a história agradará várias pessoas, apesar de, inicialmente, poder confundir alguns por conta da cronologia”, afirma Alves.
Lançamento e apoio à literatura brasileira
Segundo Elton Alves, os leitores podem adquirir o livro através do site da editora Crystal Books, em lojas on-line. “Como o lançamento ocorreu agora no dia 8 de Setembro, os envios dos volumes já estão sendo iniciados”, afirma.
“É de suma importância apoiar obras brasileiras e não falo só por conta do meu livro, estamos acostumados a consumir apenas coisas de fora e nos esquecemos que há muita coisa boa em nosso país. Nesse caso específico, além de apoiar nossa cultura, o apoio é crucial para que as demais sequências do livro possam ser lançadas”, finaliza o escritor.