Na terça-feira, 23, a Portos do Paraná anunciou que o projeto Paranaguá Mais Cores, através da iniciativa Ilha Mais Cores, realizou uma Oficina de Pintura na escola municipal da Ilha da Cotinga. A ação contou com o envolvimento da comunidade por meio de alunos e professores, criando uma galeria de arte a céu aberto, promovendo uma transformação na ilha com cores, cultura e sentimento de pertencimento às comunidades caiçaras de Paranaguá.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Segundo a assessoria, a ação marca uma nova fase do projeto, que conta com apoio da Portos do Paraná, por meio da Cia Ambiental. “A nossa ideia é promover uma grande transformação. Em Eufrasina temos uma associação bem fortalecida, o que nos permite desenvolver vários projetos importantes, como o Comunidades Sustentáveis. Queremos deixar a ilha cada vez mais bela e sustentável”, afirma o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade, Pedro Pisacco.

Paranaguá Mais Cores
Segundo o projeto Paranaguá Mais Cores já percorreu outras ilhas litorâneas, chegando até Eufrasina nesta oportunidade, onde também ocorrerá um mutirão de pintura em 11 de outubro deste ano. “Com o apoio da Portos do Paraná, conseguimos chegar pela primeira vez a uma ilha, levando a perspectiva de transformar espaços com murais de arte”, ressalta o artista Gio Montenegro, idealizador do Paranaguá Mais Cores.
“Os locais a serem pintados devem seguir o padrão das ações já realizadas em espaços públicos de Paranaguá, como a antiga ponte de acesso à Ilha dos Valadares e o monumento conhecido como Caranguejo da Rodoviária”, detalha a assessoria. Eufrasina é uma das 57 ilhas do litoral do Paraná e fica a cerca de 12 quilômetros do Centro Histórico de Paranaguá, contando com cerca de 70 famílias que residem no local.

“Enxergo a criança como um exercício para o futuro. Se conseguirmos que elas entendam a beleza e a importância do território em que vivem, já teremos dado um passo para o fortalecimento da região”, afirma Negromonte.
Elementos das obras artísticas e envolvimento dos moradores
Segundo a Portos do Paraná, os principais temas abordados na iniciativa foram o manguezal e o caranguejo, bem como educação ambiental e importância da arte. “Os participantes aprenderam sobre o processo criativo utilizando elementos da cultura caiçara, como barcos e redes de pesca”, detalha.

“Eu acho que a escola fica mais atrativa, tanto para quem vem de fora quanto para os alunos. É para deixar bonito também”, ressalta a estudante Anelise dos Santos Fernandes, 18 anos, que mora na Ilha de Europinha e estuda em Eufrasina. Enzo dos Santos Viana, de apenas seis anos, pintou uma estrela-do-mar na parede da escola e destaca seu envolvimento com a pintura, algo inspirado pelas raízes familiares. “Achei legal”, explica Enzo.
Mutirão em outubro
“A expectativa da comunidade é grande para o mutirão do dia 11 de outubro, que promete deixar a ilha mais colorida, viva e acolhedora. A atividade será aberta ao público e contará com linha de barco Paranaguá–Eufrasina, ao valor de R$ 20 (ida e volta). Para participar, é necessário se inscrever em link que será divulgado no Instagram @pguamaiscores”, informa a assessoria.
“Que a gente consiga consolidar o projeto Ilha Mais Cores como algo maior, transformando Eufrasina em uma grande galeria de arte urbana a céu aberto”, afirma Gio.

Esta é mais uma ação conjunta entre a Autoridade Portuária e o Paranaguá Mais Cores. Em abril deste ano, a Portos do Paraná promoveu a limpeza da Ponte de Pedestres da Ilha dos Valadares, estrutura que recebeu um mutirão artístico do programa.
Com informações da Portos do Paraná