Cultura

Com apoio da Portos do Paraná, oficina do Paranaguá Mais Cores transforma escola na Ilha de Eufrasina

Ação reuniu a comunidade e criou galeria de arte a céu aberto

A ação marca uma nova fase do projeto, que conta com apoio da Portos do Paraná, por meio da Cia Ambiental (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

A ação marca uma nova fase do projeto, que conta com apoio da Portos do Paraná, por meio da Cia Ambiental (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Na terça-feira, 23, a Portos do Paraná anunciou que o projeto Paranaguá Mais Cores, através da iniciativa Ilha Mais Cores, realizou uma Oficina de Pintura na escola municipal da Ilha da Cotinga. A ação contou com o envolvimento da comunidade por meio de alunos e professores, criando uma galeria de arte a céu aberto, promovendo uma transformação na ilha com cores, cultura e sentimento de pertencimento às comunidades caiçaras de Paranaguá.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Segundo a assessoria, a ação marca uma nova fase do projeto, que conta com apoio da Portos do Paraná, por meio da Cia Ambiental. “A nossa ideia é promover uma grande transformação. Em Eufrasina temos uma associação bem fortalecida, o que nos permite desenvolver vários projetos importantes, como o Comunidades Sustentáveis. Queremos deixar a ilha cada vez mais bela e sustentável”, afirma o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade, Pedro Pisacco.

“Com o apoio da Portos do Paraná, conseguimos chegar pela primeira vez a uma ilha, levando a perspectiva de transformar espaços com murais de arte”, ressalta o artista Gio Montenegro (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
“Com o apoio da Portos do Paraná, conseguimos chegar pela primeira vez a uma ilha, levando a perspectiva de transformar espaços com murais de arte”, ressalta o artista Gio Montenegro (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Paranaguá Mais Cores

Segundo o projeto Paranaguá Mais Cores já percorreu outras ilhas litorâneas, chegando até Eufrasina nesta oportunidade, onde também ocorrerá um mutirão de pintura em 11 de outubro deste ano. “Com o apoio da Portos do Paraná, conseguimos chegar pela primeira vez a uma ilha, levando a perspectiva de transformar espaços com murais de arte”, ressalta o artista Gio Montenegro, idealizador do Paranaguá Mais Cores.

“Os locais a serem pintados devem seguir o padrão das ações já realizadas em espaços públicos de Paranaguá, como a antiga ponte de acesso à Ilha dos Valadares e o monumento conhecido como Caranguejo da Rodoviária”, detalha a assessoria. Eufrasina é uma das 57 ilhas do litoral do Paraná e fica a cerca de 12 quilômetros do Centro Histórico de Paranaguá, contando com cerca de 70 famílias que residem no local.

2gionegromonte 2
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

“Enxergo a criança como um exercício para o futuro. Se conseguirmos que elas entendam a beleza e a importância do território em que vivem, já teremos dado um passo para o fortalecimento da região”, afirma Negromonte.

Elementos das obras artísticas e envolvimento dos moradores

Segundo a Portos do Paraná, os principais temas abordados na iniciativa foram o manguezal e o caranguejo, bem como educação ambiental e importância da arte. “Os participantes aprenderam sobre o processo criativo utilizando elementos da cultura caiçara, como barcos e redes de pesca”, detalha.

3pguamaiscores 1
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

“Eu acho que a escola fica mais atrativa, tanto para quem vem de fora quanto para os alunos. É para deixar bonito também”, ressalta a estudante Anelise dos Santos Fernandes, 18 anos, que mora na Ilha de Europinha e estuda em Eufrasina. Enzo dos Santos Viana, de apenas seis anos, pintou uma estrela-do-mar na parede da escola e destaca seu envolvimento com a pintura, algo inspirado pelas raízes familiares. “Achei legal”, explica Enzo.

Mutirão em outubro

“A expectativa da comunidade é grande para o mutirão do dia 11 de outubro, que promete deixar a ilha mais colorida, viva e acolhedora. A atividade será aberta ao público e contará com linha de barco Paranaguá–Eufrasina, ao valor de R$ 20 (ida e volta). Para participar, é necessário se inscrever em link que será divulgado no Instagram @pguamaiscores”, informa a assessoria.

“Que a gente consiga consolidar o projeto Ilha Mais Cores como algo maior, transformando Eufrasina em uma grande galeria de arte urbana a céu aberto”, afirma Gio.

4pguamaiscores 1
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Esta é mais uma ação conjunta entre a Autoridade Portuária e o Paranaguá Mais Cores. Em abril deste ano, a Portos do Paraná promoveu a limpeza da Ponte de Pedestres da Ilha dos Valadares, estrutura que recebeu um mutirão artístico do programa.

Com informações da Portos do Paraná


Com apoio da Portos do Paraná, oficina do Paranaguá Mais Cores transforma escola na Ilha de EufrasinaAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Com apoio da Portos do Paraná, oficina do Paranaguá Mais Cores transforma escola na Ilha de Eufrasina

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar