Acontece no sábado, 25, a partir das 17h, no Píer e casa Buena Vista, Rua General Carneiro, o lançamento das atividades do projeto Embarque. A atividade faz parte de uma das ações apoiadas pela Associação Paranaguá Criativa, a qual está completando dois anos de ações educativas em Paranaguá.
O evento "Embarque" surgiu para lançamento do jornal de distribuição gratuita Acorde e realização de abertura oficial da Casa Buena Vista, além de comemoração do aniversário de dois anos da Associação Paranaguá Criativa, entidade idealizadora e organizadora da atividade. “O evento acabou por se tornar um coletivo multicultural, reunindo artistas de diversas áreas”, explica Mary Ellen Luciano, uma das organizadoras da ação.
Ela destaca, ainda, que o Jornal Acorde é independente e com distribuição gratuita, tendo objetivo de trazer conteúdos diversificados e que despertem reflexão, a fim de contribuir para o desenvolvimento humano, como valorização do patrimônio histórico, educação, saúde e qualidade de vida, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
“Já a Casa Buena Vista surgiu espontaneamente quando percebemos a necessidade de engajamento de grupos culturais que visassem a melhorar o ambiente em que vivemos. Observando as necessidades de Paranaguá e os anseios de grupos que não têm muito espaço para se desenvolver, pensamos em uma forma de acolher e formar coletivos mais engajados e fortalecidos. Assim, a melhor forma encontrada foi a criação de uma Casa Colaborativa, conceito inovador e que se encontra em expansão no mundo todo. As casas colaborativas são espaços compartilhados de trabalho, com atividades abertas ao público, não trabalhando necessariamente com empresas, mas com coletivos de áreas variadas, que usam o espaço para desenvolver projetos que seguem um mesmo propósito”, complementa.
Grupo vem se reunindo desde 2015 com objetivo de expandir ideias culturais
Com isso, a Casa Buena Vista encontra seu propósito no desenvolvimento individual e coletivo dos grupos, fomentando a cultura e o desenvolvimento do litoral como um todo, por meio de atividades, projetos, oficinas, palestras, peças teatrais e musicais, entre outras atividades geradoras de impacto social. A programação de abertura conta com teatro, fandango, música clássica, autoral, exposição de fotos, quadros e artesanato.