O Club Litterario de Paranaguá promoverá no dia 17 de maio uma palestra com a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. O evento ocorrerá na sede urbana, às 19h30, onde a secretária discorrerá sobre as atividades de sua pasta, planejamento e ações futuras.
A atividade está dentro da programação dos 150 anos de fundação do Club Litterario de Paranaguá, da gestão do presidente Carlos Alberto de Almeida, na qual foi planejada em conjunto com a diretoria, no sentido de resgatar as raízes culturais do clube. “Depois da sede restaurada, era certamente o palco que precisava ser restabelecido como marco do resgate cultural. De agosto de 2022 até agora foram 11 eventos culturais, dos mais variados, como palestras, recitais, exposições, lançamentos de livros, pois além de ser vocação do clube, é mais um atrativo para a cidade”, informou o diretor Cultural do Club Litterario, Ivan Lapolli Filho.
Segundo a diretoria, o clube sempre foi atuante no cenário cultural. Desta forma, aconteceu o convite para a secretária de Estado da Cultura, a arquiteta Luciana Casagrande Pereira, para falar dos projetos, metas e ações culturais, já que a secretária tem uma grande atuação na vida cultural do Estado.
“A Luciana Casagrande Pereira tem vasta carreira consolidada na área de planejamento urbano e patrimônio cultural, foi presidente do Instituto Paranaense de Arte, entidade proponente do projeto da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, o que já diz tudo em termos de capacidade”, destacou o diretor Cultural.
Com o convite aceito, a diretoria entende também que a visita e a palestra de destaques culturais no Estado devem ser mais uma das tradições do clube e um presente para a comunidade parnanguara e litorânea.
A secretária de Cultura do Paraná tem uma visão privilegiada em termos organizacionais, planejamento e de realizações na vida cultural do Estado, e era uma pessoa que, mesmo antes de assumir a pasta, já estava em posição de destaque pelos sucessos e realizações ao longo dos anos.
“É um nome nacional, tem experiência no exterior, tem muito para nos mostrar e contar da visão do Estado na Cultura. O Club Litterario foi fundando como entidade cultural e, com a visita e palestra da secretária Luciana, vê como oportunidade de resgate e motivação para a efervescência cultural, não só do Litterario, mas de toda cidade”, enfatiza o presidente Carlos Alberto de Almeida.
SECRETÁRIA
Arquiteta e urbanista com pós-graduação pela Université de Techonologie de Compiègne, na França, Luciana Casagrande Pereira foi presidente do Instituto Paranaense de Arte e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, conselheira da Sociedade de Amigos de Arte Contemporânea e idealizadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Implantou a programação de Literatura da Bienal de Curitiba e foi conselheira e vice-presidente da Associação de Amigos do Museus de Arte Contemporânea do Paraná.
OUTRAS ATRAÇÕES
Além da palestra da secretária Luciana, ainda em maio haverá o lançamento do livro do Pesquisador Hamilton Sampaio Junior, sobre a Maçonaria no Paraná. Para junho, palestra com a pesquisadora Paula Patrícia Torres, sobre a “Baronesa do Cerro Azul”. O esperado lançamento do livro sobre “Julia da Costa”, do Alexandre Santana, e possivelmente palestra voltada para a área de Turismo, que será confirmada nos próximos dias.
Na área musical terá a “Super Sacada”, que será a apresentação de uma banda nas sacadas do Litterario para comemorar o aniversário de Paranaguá e, em agosto, aniversário do clube, uma programação especial com a pianista Gisele Rizental.