Neste mês de outubro começa o itinerário do programa Cinema na Praça, que levará uma carreta com exibição de filmes infantis ao ar livre para 54 cidades do Estado do Paraná. Nesta edição, a programação incluiu seis municípios do litoral com exibição em janeiro e fevereiro de 2023, integrando as ações do Verão Paraná, realizado pelo Governo do Estado.
Nesta fase, haverá 73 sessões, com as apresentações extras no Litoral. Serão sempre dois filmes infantis por noite: às 19h, “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e, às 21h, “Os Croods 2 – Uma Nova Era”. Os filmes são dublados e legendados, em favor da acessibilidade.
No litoral, os destinos de 2023 aumentaram. São três municípios a mais que em 2019. Na região, a carreta do cinema funciona durante o dia como palco para atividades físicas e recreativas, como alongamento e aula de zumba.
Agenda
No litoral do Estado, o programa Cinema na Praça estará em Guaratuba (nos dias 5, 6, 7 e 8 de janeiro de 2023), em Matinhos (nos dias 12, 13, 14, 15 de janeiro), em Pontal do Paraná (nos dias 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de janeiro), em Paranaguá (nos dias 2 e 3 de fevereiro), em Morretes (nos dias 4 e 5 de fevereiro) e em Antonina (nos dias 9 e 10 de fevereiro).
Em Matinhos, a carreta com exibição de filmes retorna nos dias 11 e 12 de fevereiro.
Adesão do público
De 2019 a julho deste ano, o público estimado nas sessões foi de 25,4 mil pessoas em 65 municípios. O recorde de público da última temporada foi em Campina da Lagoa, no Centro-Oeste do Estado, onde aproximadamente mil pessoas aproveitaram a oportunidade de diversão.
A superintendente-geral da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, ressaltou a importância de fazer a arte e o entretenimento chegarem a todo o Estado. “Estamos muito felizes em poder proporcionar à população do Paraná mais uma edição do Cinema na Praça, um projeto que se tornou muito querido para todos nós da Cultura. O cinema pode ser a porta de entrada para que crianças e adultos venham se interessar por outras manifestações artísticas. Além, é claro, do valor inquestionável do entretenimento que a iniciativa leva aos pequenos municípios”, afirmou Luciana.