O chafariz do outono, nome dado em razão da estação do ano, foi encomendado no ano de 1913, transportado diretamente da França e criado pelas fundições Val D’Osne, sendo o artista francês Mathurin Moreau o responsável pelo trabalho artístico.
A obra artística está cadastrada na “Associação pour la Sauvegarde et la Patrimoine Métallurgique Haute-Marnais”, responsável pela salvaguarda deste patrimônio e a Val D’Osne, responsável pela fundição mais importante do século XIX, levando suas obras a se espalharem por todo o ocidente.
- Confira dicas para brilhar com abadás e acessórios no Carnaval
- Maquiagem no Carnaval: confira as tendências e os cuidados para você curtir a folia
Ao chegar na cidade de Paranaguá, litoral do Paraná, no dia 2 de setembro de 1913, foi escolhida a pedra vinda diretamente da Ilha da Cotinga para repousar a obra. O chafariz do outono foi inaugurado no dia 18 de janeiro de 1914 pelo prefeito da época, Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Como nos afirma um trecho do jornal Diário do Comércio do ano de 1914:
“Na Praça Pires Pardinho, o chafariz tomou a posição de uma fonte monumento, que assenta sobre bella e imponente escadaria de granito lavrado, obra de grande custo. Embaixo dessa escadaria acha-se o registro geral da linha adductora. A altura do monumento é de 4m. De cada lado do pedestral, uma boca jorra água sobre uma esplêndida bacia. Este belo monumento que serve de marco para o serviço inaugurado, foi fundido em França, encommenda feita pela Prefeitura à Fundição Indígena, do Rio de Janeiro”, comenta o Jornal Diário do Comércio, em 1914.

O historiador e colunista do jornal Folha do Litoral News, Hamilton Sampaio Junior, que possui sua coluna semanal intitulada “História, cultura e patrimônio”, ressalta que o chafariz do outono é um importante marco para a cidade de Paranaguá.
“A importância histórica do Chafariz, é um símbolo de progresso porque ele veio para Paranaguá com a inauguração da água encanada na cidade, tornando-se um símbolo de pujança econômica e progresso”, destacou o historiador Hamilton Junior.

Quem está na escultura do Chafariz do Outono?
É possível perceber que na escultura há um homem e quatro carrancas, as quais se repetem dos quatro lados do monumento. Elas representam na cultura romana o deus do vinho: Baco e Dionísio na cultura grega, como enfatizou o historiador.
A obra artística é uma das poucas no mundo contendo quatro cubas.
Restauração realizada pela Prefeitura de Paranaguá
Na terça-feira, 11, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, entregou a obra de restauro do Chafariz do Outono localizado na Praça de Eventos Mario Roque. Para a realização da restauração, a prefeitura contou com a colaboração da empresa Cirlene Tintas, responsável pelos reparos que resgatam a memória da cidade.

Confira as fotos do monumento revitalizado







