O fotógrafo Lauro Borges e a poeta Marilia Kubota retrataram em fotos e poemas um tema comum na paisagem parnanguara: as bicicletas. O projeto Bicicletas Caiçaras, aprovado pelo edital da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá (Fumcul), retrata e documenta o modo de vida do caiçara que usa a bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia, dando ênfase para a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, critérios que este meio de mobilidade promove. A exposição, com 31 fotos e 20 poemas, poderá ser vista a partir do dia 8 de setembro na Casa de Cultura Monsenhor Celso.
A ideia do projeto surgiu a partir da observação do fotógrafo Lauro Borges, que é cicloativista em Curitiba, quando trabalhava em projeto anterior da Fumcul, em 2015. Comentando o fato com Marilia Kubota, o fotógrafo ficou entusiasmado, principalmente ao pesquisar que Paranaguá é a cidade que têm mais bicicletas no Estado. Dados da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), divulgados em junho de 2015, apontam que há mais de 120 mil bicicletas para 140 mil habitantes, sendo duas bicicletas para cada carro.
Segundo a pesquisa, a bicicleta em Paranaguá não é apenas usada para o lazer, ou seja, mais da metade (58%) dos funcionários efetivos e comissionados que trabalham no porto usam a bicicleta como meio de transporte. Os artistas resolveram inscrever a ideia no edital da Fumcul e tiveram êxito.
Projeto
O projeto começou em maio deste ano, quando a equipe do Bicicletas Caiçaras, também usando bicicleta, passou a acompanhar o trajeto dos ciclistas da cidade, elegendo alguns como personagens. Fotografaram e conversaram com ciclistas solitários ou acompanhados, com bagagem ou sem, na chuva e no sol, indo de casa para o trabalho ou da escola para casa, idosos, jovens, crianças, mulheres e homens, todos os tipos e personagens, deslizando com suas bicicletas como se elas fizesse parte de seu corpo.
A equipe técnica do projeto Bicicletas Caiçaras é composta por Marilia Kubota (poesia); Lauro Borges (fotografia); Jessica Candal Sato (vídeo); Lin Egas (produção local); Moira Albuquerque (produção geral), Álvaro Antonio (Design) e conta também com o apoio do restaurante Manacá da Serra, do Hotel Graciosa e da Ticcolor.
Da assessoria.