A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura promoveram uma audiência pública em Paranaguá. O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia, na quarta-feira, 29, reunindo representantes de todas as cidades da região.
Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Sistema Nacional de Cultura, Ação Programática da Cultura, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), as políticas públicas de economia criativa. Além disso, o encontro também abordou o cronograma das Conferências de Cultura para eleição dos membros do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) e sobre a elaboração participativa dos Planos Setoriais de Cultura.
Harrison Camargo (Secretário Municipal de Cultura e Turismo) e Beni Moura (representante da sociedade civil do litoral no Conselho Estadual de Cultura)
A audiência foi aberta falando sobre a implantação do Plano Estadual de Cultura e os passos que ainda faltam depois para que seja colocado em prática. Houve também uma oficina de capacitação para o programa de incentivo cultural voltado para os produtores culturais.
De acordo Harrison Camargo, que representa o segmento governamental no Conselho de Estado da Cultura, a conferência é importante por estabelecer um contato mais próximo com as partes culturais. “É uma iniciativa muito importante do Governo do Estado em ouvir as regiões fora da capital do Estado para saber das necessidades. A audiência foi realizada para ouvir quais as necessidades de cada cidade do litoral e de cada segmento cultural. A partir disso, o Governo poderá traçar ações voltadas a priorizar essas necessidades, por isso é de fundamental importância a presença da sociedade civil”, destacou.
Beni Moura, representante da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura, ressaltou que a audiência serve para ouvir os anseios dos artistas. “É importante a presença do Estado aqui em Paranaguá, pois quando se trata de consulta pública os resultados são sempre positivos. Isso porque o governo irá saber quais são as clamores dos artistas da comunidade local. Através de políticas públicas como esta que nossas necessidades são ouvidas, como ocorre nesse audiência, a qual é uma ação que parte de baixo para cima”, ressaltou.
GOVERNO DO ESTADO
Luciana Casagrande, representante da Secretaria de Estado da Cultura, ressaltou que o governo do Estado está iniciando uma série de audiências públicas em todas as macrorregiões do Paraná.
“Estamos iniciando por Paranaguá e queremos saber as necessidades da classe artística, de quem promove e de quem participa. Hoje é uma ação olho no olho, e através desse contato próximo poderemos traçar ações que vão ao encontro das realidades de cada cidade que integram o litoral. Todos os participantes foram divididos em grupos e subgrupos para que dessa forma possamos tirar o melhor proveito possível desta consulta”, frisou.
“O objetivo é ouvir as demandas e as necessidades e discutir possíveis soluções para fecharmos as nossas diretrizes para essa gestão. Mas para isso precisamos de todos, afinal todo projeto bem-sucedido é feito em várias mãos”, observou.
PRESENÇAS
A mesa das autoridades foi composta pelas seguintes autoridades: Harrison Camargo (secretário Municipal de Cultura e Turismo), Luciana Casagrande (Superintendente de Cultura do Governo do Estado), Cleverson Luiz Cavalheiro (representando a diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra), Rene Wagner (coordenador do Sistema Estadual de Museus) e Wanessa Hoinacki (representando os coordenadores das áreas programáticas da Superintendência Geral da Cultura).
A audiência pública contou também com representantes de outras cidades do litoral: Juliane Peixoto (Departamento de cultura de Pontal do Paraná), Luiz Fernando da Silva (Matinhos), Amilton Lepchak Junior (Guaratuba), Ivan Gonçalves Cordeiro e Sérgio José Maria de Freitas (Guaraqueçaba) e Pedro Henrique Pereira Antonina.