Connect with us

Cultura

Ator utiliza a quarentena para fortalecer a consciência negra

Breno Oberdan cria vídeos sobre questões educativas

Publicado

em

A pandemia provocada pela Covid-19 paralisou os meios culturais. A classe artística está distante dos palcos desde a segunda quinzena de março.

Espetáculos e shows foram cancelados e alguns artistas estão mantendo o contato com o público através da Internet. O mais comum tem sido a realização de lives de cantores, e na parte teatral, em Paranaguá, o ator Breno Oberdan criou um canal no YouTube para estabelecer esse vínculo.  

O canal foi criado para reforçar dois propósitos: exercer a atividade artística e passar mensagens de conscientização em torno dos valores afros, fortalecendo o movimento negro. “A ideia é continuar trabalhando o teatro e me comunicar com o público de uma forma mais direta, acredito que o recurso audiovisual é o futuro das redes sociais”, explica.  

Um dos vídeos que teve repercussão foi sobre a teoria do “embranquecimento”. Segundo o artista, a sociedade tenta afastar o negro de sua ancestralidade e é uma forma de oprimir o movimento. São ideias errôneas como essa que o artista vem trabalhando em seu canal de forma educativa. “Eu como ator negro e com o poder de voz que tenho não posso deixar e comunicar com meus semelhantes e com os aliados na luta contra o racismo”, explica.

“Como artista tenho contato com muitas pessoas em minhas redes, antes do isolamento social tinha um contato diário com mais de 100 pessoas, foi uma mudança brusca o quadro da pandemia na minha vida profissional. Agora o YouTube e outras redes sociais se tornaram minhas plataformas de comunicação. Era uma necessidade minha como professor teatral não ficar parado também”, complementa.

Breno Oberdan é licenciado em Artes pela UFPR, ministrava aulas de artes cênicas (antes da pandemia) pela Secultur  e reside na Ilha dos Valadares. acesse: https://www.youtube.com/user/BrenoOberdan